Labels

Páginas

domingo, 7 de agosto de 2016

#CantinhodaCultura

O Teatro de Sombras
O Teatro de Sombras é uma das formas (gênero) mais antigas e belas de representação do teatro com bonecos, e suas manifestações remontam ao Wayang Kulit de Bali, Indonésia; Karagöz e Hacivat do teatro turco e o teatro de sombras chinês. Personagens, objetos e cenários, concebidos em suas formas mais típicas, têm uma elaborada e demorada confecção.
As técnicas, transmitidas de geração em geração,  trabalham a pele animal até que esta se torne "transparente" ou se utiliza a seda (tecido) ou o papel. Em outra etapa, a pele, o papel ou a seda, são recortados tomando a forma do personagem pretendido e trabalhados a partir da feitura de minúsculos furinhos e recortes por onde a luz passará, projetando a sombra.
Algumas peças, de tão transparentes, permitem a passagem de luz e trabalhadas em cores, refletem figuras coloridas. Outras mais "simples", mesmo que projetadas apenas sob o aspecto "luz e sombra" (preto e branco) durante as apresentações teatrais, quando vistas de perto, são coloridas e minuciosamente desenhadas.
Qual a origem do Teatro de Sombras?
Existe uma lenda chinesa a respeito do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121 depois de Cristo, o imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "reino das Sombras", caso contrário seria decapitado. O mago usou  a sua imaginação e, através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina.
Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz. Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que: "fez surgir à sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade". Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-teatro-de-sombras
http://maxdanielartes.blogspot.com.br/2012/10/generos-teatrais-teatro-de-sombras.html
São tantas manifestações culturais e tantas formas de trazer poesia a vida que só podemos celebrar as diferenças.
Evelyn
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário