Labels

Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

#PlanetaVerde

Escolas sofrem com a falta de água em São Paulo
www.smabc.org.br
A crise hídrica tem afetado grande parte da população em São Paulo. Uma das maiores prejudicadas pela falta de água nos reservatórios que abastecem o Estado é a educação. 
Com a volta às aulas, muitos são os relatos de instituições de ensino que têm tido falta de água nas torneiras para suprir as necessidades dos alunos e funcionários com alimentação e higiene, por exemplo. É o caso da Escola Crescente, localizada na zona oeste da capital. “Desde o dia 20 de janeiro, ficamos sem água para os nossos alunos, nem a caixa d’água tem suportado mais”, conta a diretora da escola infantil, Karla Borges. 
A escolinha, que conta com cerca de 60 alunos, agora tem comprado água para fazer a comida e lavar a louça. Os banhos nas crianças foram suspensos até que tudo seja normalizado, as mãos são limpas apenas com álcool em gel e a escovação dos dentes é feita com garrafas de água que os pais levam para os filhos. “Ainda bem que temos tido a compreensão dos pais, todos veem que já fizemos o que é necessário. Muitos também têm sofrido a mesma situação em suas casas”, comenta. 
Procurada pela reportagem da Somar Meteorologia, a SABESP informou por meio de nota que “todas as escolas sempre tiveram prioridade em casos de emergências e que os atendimentos por caminhões-pipa são realizados em casos de desabastecimento momentâneo, por manutenções de rede, falta de energia elétrica etc”, solução esta encontrada pela direção da Escola Crescente, mas que ainda não teve sucesso. 
Como medida para a crise hídrica nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação da capital paulista formou um grupo de trabalho, composto por representantes do Gabinete da Secretaria e de Diretorias Regionais de Educação, que analisam as alternativas para uso racional da água nas unidades de ensino. De acordo com a assessoria, todas as escolas da rede municipal têm caixa d’água, e que o “reservatório permite que desabastecimentos temporários não impeçam o funcionamento normal da unidade”.
Gostaríamos de perguntar: 
O que você vem fazendo para economizar água?
Agora é um problema nosso.
Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário