Labels

Páginas

domingo, 17 de agosto de 2014

#CantinhodaCultura

Cultura Nordestina

A Região Nordeste do território brasileiro é composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Apresenta grande pluralidade cultural, com elementos diversificados, por esse motivo serão abordados alguns elementos que integram a cultura da região.

A Literatura De CORDEL
De sua origem nos menestréis da Idade Média até a chegada ao Brasil com os poetas portugueses. Da organização de suas estrofes à métrica de seus versos. Da impressão à apresentação em barbantes nas praças e feiras, a literatura de cordel é a expressão literária mais popular em plena atividade no país.
Este tipo de literatura é encontrado apenas em outros três lugares do mundo: Portugal, Espanha e França. Vinda de Portugal, trazida pelos colonizadores, foi na Bahia, mais precisamente em Salvador, que esta manifestação artística começou. Dali irradiou-se para os demais estados do Nordeste.
No Brasil, diferentemente dos demais países, prevalece sua forma poética. Persiste, ainda hoje, com grande aceitação de seu público original. Além de conquistar outro público: estudiosos, colecionadores, eruditos e turistas. 

Alguns exemplos de versos de CORDEL
Hoje é dia de artista
Do poeta de cordel
Fazer rima é um prazer
Uma viagem ao céu
Em qualquer lugar que for
Agradeço ao Criador
O Supremo Menestrel.
O poeta é alado
Viaja por onde quer
Fala e faz o que deseja
É um herói se quiser.
Pois ninguém pode detê-lo
De qualidade tem selo
Seja homem ou mulher.
O poeta é um ser
Um pensador do além
Quando outros vão à mina
O cordelista já vem
Trazendo a pedra mais rara
A joia mais bela e cara
Que no universo tem...

Culinária nordestina
A culinária nordestina é bem diversificada e se destaca pelos temperos fortes e comidas apimentadas. Os pratos típicos são: carne de sol, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão verde, canjica, tapioca, peixes, frutos do mar e outros.



A Lenda da Cabeça Satânica

Os relatos são assustadores. Ora descrevem-se como a cabeça de uma pessoa, de cabelos compridos, olhos arregalados e amedrontadores, com um grande sorriso na face, a se deslocar rolando ou saltitando pelo chão.
Outros a descrevem como a cabeça de um cangaceiro, de feições rudes e sempre com um sorriso à contemplar quem com ela se depara. Pode surgir de repente com se fosse uma pessoa comum. Essa pessoa sempre aparece de costas para sua vítima, sempre tarde da noite, em lugares onde há pouca luz. Então aquela pessoa taciturna, de repente, se desfaz, se desmanchando, caindo no chão como um monte de entulhos, e aí surge a assustadora cabeça rolante.
Há relatos que a descrevem como sendo uma cabeça conduzida numa das mãos por outra entidade fantástica, a segurá-la pelos cabelos, que logo, ao se defrontar com alguém, larga-a no chão para que esta possa perseguir sua vítima.
É uma entidade tão temida pelos habitantes das regiões mais remotas, que a simples menção do seu nome já exige o sinal da cruz. Por isso, todos evitam comentar. Mesmo em rodas de conversas sobre assombrações, coisa comum no interior do país, evitam pronunciar tal nome, pois associam o mesmo a encarnação viva do próprio diabo, e dizem que basta que ela toque em alguém para que a pessoa adoeça e morra. É portanto sinal de mal agouro, quando ela corre noites afora, e de repente de detém diante da casa de alguém.
Uma cruz feita da palha do Domingo de Ramos, colada no lado de fora das portas, é a certeza de que ela, diante daquela casa não irá parar.
                            www.brasilescola.com

Sinceramente esperamos nunca encontrar com a Cabeça Satânica e você?
Lenda a parte, a cultura nordestina é riquíssima e apenas colocamos alguns pontos dela e durante a pesquisa descobrimos muito mais.
Viva nossa cultura!!!
Viva a Cultura Nordestina que está tão presente na Cidade Tiradentes...

Equipe Blog do Maurício
(Evelyn)
Enzo Rodrigues
  

0 comentários:

Postar um comentário