Labels

Páginas

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

#MomentoLeitura


A droga da obediência                 
A Droga da obediência foi escrita em 1983 inspiradas por uma brutal dor de cabeça chamada Cefaleia de Horton. Certa madrugada acordou com uma crise violenta e, enquanto lágrimas de dor deslizavam-me pela face, fiquei pensando como era injusta aquele sofrimento: a injeção que fazia cessar imediatamente as crises deixara de ser fabricada pelo laboratório farmacêutico! E ali estava eu, sofrendo e chorando, porque alguém lá da tal indústria, por interesses comerciais ou de qualquer outra ordem que fosse, determinara que eu sofresse e chorasse! Fiquei pensando, então, que há várias maneiras de se exercer o poder: um laboratório que é capaz de controlar a duração e a intensidade das dores humanas é mais poderoso do que um exército! Assim, um invento químico conseguiria também anular a vontade! Dominar as mentes! A humanidade seria regulada pelo uso de drogas, os desejos seriam reprimidos, os protestos, abafados! E a obediência absoluta seria imposta! Pensei também: mas será que isso é apenas ficção? Será que tudo isso já não está acontecendo atualmente com a jovem humanidade drogada, vagando como idiotas semimortos, sem fé no futuro, sem fé em si mesma e já sem a força e a garra de que tanto precisamos? Seria também impossível não somar, a essas inspirações sinistras, toda uma história pessoal de vida permeada pela exortação à obediência, à disciplina, à aceitação passiva de um mundo comandado de cima para baixo, em um país esmagado pela tutela insana de um autoritarismo violento, como acontecia com o meu País, o meu Brasil, dominado e controlado havia anos por uma ditadura militar. Assim nasceu A Droga da Obediência. Não é importante gostar do livro ou concordar com ele. É importante pensar no assunto. Ai, quem me dera que um mundo de jovens de órbitas vazias fosse apenas ficção! PS: Felizmente, desde 1991 a dor de cabeça desapareceu. Mas o livro que ela inspirou continua mais do que vivo!
                                                             
  Ficha técnica:      

                  Titulo: A Droga da obediência                     
    Autor: Pedro Bandeira
   Editora: Moderna

www.livrariasaraiva.com.br

Quadrinho

Equipe Blog do Maurício
(Gabriel Rodrigues / Davi )
Enzo Rodrigues
                                                                                       

0 comentários:

Postar um comentário