Labels

Páginas

domingo, 2 de agosto de 2015

#CantinhodaCultura

Mês do Folclore
Agosto é mês de Folclore e nesse começo de mês conheceremos novas lendas, costumes de diferentes estados, festas típicas,variações de comidas, danças e muito mais!
E para começar iremos conhecer um pouco mais os costumes e tradições dos gaúchos.
‘’Uai tchê! Interessou-se? Vamos conhecer um pouco mais então. ’’
A cultura do Rio Grande do Sul teve duas influências fortes, que podemos considerá-las principais responsáveis: a primeira é dos povos que estavam na região antes da chegada dos exploradores, os índios que viviam no pampa e a segunda é da colonização dos povos europeus que passaram por lá. Uma mistura de colonização portuguesa, espanhola e mestiços chegados de outras regiões do Brasil, africanos e bandeirantes.
A primeira mistura na região foi a de indígenas com portugueses e que foi denominado como gaúcho, isso aconteceu até o século XIX. Daí em diante, a cultura do Rio Grande do Sul foi agregando novos elementos quando a chegada dos europeus, a maior parte alemães, seguido em quantidade, de italianos e eslavos, judeus e libaneses, os últimos três, em menor quantidade, não muito expressiva, mas que deixaram suas marcas.
Os que podemos chamar de primeiros gaúchos eram semi-nômades e era uma sociedade cuja principal atividade era a pecuária, herança aprendida com os índios. O tempo foi passando e foram sendo criadas fazendas de gado e se observou nos pampas muitas estâncias estabelecidas.
Depois vieram os gaúchos mestiços, que eram pouco índio, pouco espanhol ou português e ainda africano. A mistura se refletiu nos hábitos, na cultura. Da parte dos índios, das tribos dos charruas e dos guaranis.
Os principais pratos típicos do Rio Grande do Sul foram influenciados pelos italianos e alemães. Os principais são: polenta, galeto, carnes defumadas, linguiças, pães, bolos, dentre outros. Entretanto, o prato mais conhecido é o famoso churrasco gaúcho que é feito com detalhes que acrescentam na cultura gaúcha. Essa culinária sofreu influências de espanhóis, portugueses e índios.
A vestimenta típica é um dos diversos legados da cultura gaúcha. Usar a pilcha corretamente é uma forma de preservar o património social. Para ensinar prendas e peões a se vestirem adequadamente, o Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG estabeleceu diretrizes para a pilcha gaúcha em diversas ocasiões. Uma das características que merece ser destacada é a sobriedade da vestimenta.
O Brasil é rico em sua diversidade. Cada região brasileira tem as suas características, cada estado, suas particularidades. Muitas dessas diferenças se devem ao fato da colonização e não poderia ser diferente no estado do Rio Grande do Sul. Um dos estados mais ricos culturalmente falando quando o assunto é diversidade.
culturamix.com/ hagah.com
Viva a Cultura Popular!       
 Equipe Blog do Maurício
Evelyn

0 comentários:

Postar um comentário