Labels

Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

#InvasãoNotClique

10 lugares para conhecer em SP

*Esta matéria faz parte da parceria entre o Blog do Maurício com o site Not Clique*


Esse ano a SPTuris divulgou um 'Roteiro Temático da Zona Leste", um guia com 34 lugares que valem a pena visitar na cidade de São Paulo, entre as opções tem parques, museus, centros culturais, estádios de futebol, capelas, centros comerciais e ate quadra de escola de samba. Entre os 34 lugares selecionamos 10 lugares, da uma olhada:


Capela São Miguel do Arcanjo – Um marco da colonização em São Paulo, este é um atrativo de enorme relevância histórica. Erguida no que era o então aldeamento de São Miguel de Ururaí, administrado pelos jesuítas, é considerada o mais antigo templo religioso da cidade: a construção atual data de 1622, mas há referências a uma versão anterior entre 1580 e 1584.

 
Catavento Cultural – Criado em 2009 com o objetivo de apresentar conhecimentos relacionados à ciência e ao meio ambiente, o Catavento Cultural converteu-se em um dos mais visitados museus do país. Fazendo uso de muita tecnologia, investe na interatividade com o visitante em suas quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

Centro Cultural da Penha – Com o objetivo de permitir o acesso da população à cultura, propiciando o crescimento da consciência cidadã, o Centro Cultural da Penha abriu suas portas em dezembro de 2012. Conta com uma ótima infraestrutura: Espaço Cultural Mário Zan (composto de três salas de ensaio e uma sala de estudos), Biblioteca José Paulo Paes

Projeto 4km (Grafite no Muro) – Em clima da Copa do Mundo de 2014TM, a principal via de acesso à Arena Corinthians, palco dos jogos do Mundial em São Paulo, ganhou o maior corredor de grafites da América Latina, até então. Setenta artistas grafitaram quatro quilômetros do muro da Linha 3 – Vermelha do Metrô, entre as estações Patriarca e Corinthians-Itaquera, que podem ser vistas da avenida.

Museu da Imigração – instituição cultural voltada à compreensão e reflexão do processo migratório paulista e que busca relembrar as condições de chegada e a adaptação dessas pessoas que ajudaram a construir São Paulo e o Brasil, através de atrações interativas. O museu ainda disponibiliza consulta a documentos de registros de entrada dos imigrantes que por ali passaram.

Quadra da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde – Uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo foi fundada em 1949 por seu Nenê. A escola conquistou onze títulos, sendo até o ano 2000, a agremiação que foi mais vezes campeã na história do Carnaval Paulistano. Em 1988, a Nenê homenageou a Zona Leste em seu sambaenredo, elevando assim a autoestima de seus moradores.

Parque do Carmo – O Parque do Carmo, uma das maiores porção de área verde da zona leste e com excelente infraestrutura, possui 242 espécies de flora, das quais nove estão ameaçadas de extinção, entre elas copaíba, pau-brasil e samambaiaçus, além das 135 espécies de fauna. Em agosto, o parque fica repleto de cerejeiras.

Parque Ecológico do Tietê – Com 14 milhões de metros quadrados, é considerado uma das maiores áreas de proteção ambiental do Estado. Localizado nas margens da Rodovia Ayrton Senna, compreende uma área desde a Barragem da Penha e São Miguel até o município de Guarulhos.

Sesc Itaquera – As unidades do SESC – Serviço Social do Comércio – possuem excelentes estruturas e serviços de qualidade para toda a população. Na Zona Leste está o SESC Belenzinho, e a unidade campestre, SESC Itaquera, que funciona desde 1992. Estão entre as maiores da Capital, proporcionando atividades culturais e desportivas acessíveis a todos os 

Vila Maria Zélia – Inaugurada em 1917, essa vila operária foi construída junto à Companhia Nacional de Tecidos de Juta pelo médico e empresário Jorge Street. A Vila foi planejada para atender aos operários e suas famílias. Havia no total 200 casas geminadas, pavilhão de moradia de solteiros, duas escolas (uma para as meninas e outra, para os meninos), creche, espaço para prática esportiva, açougue, farmácia, armazém, teatro e igreja. Localizada entre as ruas Catumbi e Cachoeira, seu maior atrativo é a arquitetura das construções que sobreviveram aos processos de modernização da cidade.

O Roteiro Temático da Zona Leste tem 60 páginas de uma série de outros 10 elaborados pela São Paulo Turismo (Arquitetura pelo Centro Histórico, Cultura Afro, Arte Urbana, Cidade Criativa, Eco-rural, Independência do Brasil, Café, Futebol, Mirantes e Geek). As edições, disponíveis podem ser encontradas nas Centrais de Informação Turística espalhadas pela cidade e também podem ser baixadas no site oficial de turismo de São Paulo. Assim, você confere a lista completa de 34 lugares turísticos da zona leste de São Paulo.
Essa semana escrevi uma matéria sobre lasanha de frigideira, vale a pena dar uma olhada no www.notclique.blogspot.com.

Fonte e imagens:  Catraca Livre e divulgação.

0 comentários:

Postar um comentário