Labels

Páginas

domingo, 21 de dezembro de 2014

#CantinhodaCultura

Natal no Continente Africano

 Quando falamos da África muitos já pensam em fome e morte. Bem, isso realmente acontece, mas que tal conhecer o lado bom, a cultura da Africana.

   
A comemoração do Natal, apesar de milenar e presente em quase todos os lugares do mundo, apresenta inúmeras formas de manifestação, adaptando-se ao clima, cultura local e costumes de cada país ou região. Nos 54 países que compõem a África, a grande diversidade étnica e religiosa - característica também de nosso país - transformou as celebrações em verdadeiros exemplos da riqueza das misturas de crenças e tradições.
Os povos africanos que foram colonizados por Portugal herdaram a tradição de celebrar a Missa do Galo à noite.As refeições festivas normalmente são deixadas para o dia seguinte.
O costume dos cabo-verdianos é fazer um cozido, enquanto em Moçambique se come assado de cabrito e na Angola preferem-se pratos vegetarianos com mandioca.
Em países como Guiné Bissau, Senegal e Gâmbia se tem o costume de criar animais, como galinha ou cabrito, durante o ano, especialmente para serem servidos na ceia de natal.
Fazer jejum de carnes e laticínios é um costume dos coptas (cristãos egípcios) nos 40 dias que antecedem o Natal. Na ceia, porém, esse período é compensado com mais fartura de pão, alho, arroz, carne fervida e fata (prato típico egípcio). Um ponto interessante é que para eles o Natal não é comemorado no dia 25 de dezembro e sim no dia 07 de janeiro, já que, por serem ortodoxos, se baseiam no calendário Juliano.
Já na Libéria,os pratos típicos da data são compostos por arroz, carnes, mingau e sopa. Árvores de Natal tradicionais substituídas, para se adaptar à flora local, por árvores de palma decoradas com sinos.
Devido às altas temperaturas ocorrentes neste período, na África do Sul e ceia de Natal costuma acontecer ao ar livre, no quintal ou no jardim de casa. O cardápio é bem semelhante ao do Brasil, sendo servidos tortas, arroz, peru, porco, pudins e frutas secas.
telelistas.net
Em países tão ricos em tradições (culturas) só enriquecem o clima natalino e o torna mais acolhedor. O Brasil também é assim, então para inovar este final de ano, que tal seguir aos modelos seguidos por eles?
Fica aqui nossa sugestão e um ótimo Natal na cultura ou nas misturas culturais que resolver em sua casa.
            
Equipe Blog do Maurício
Evelyn

0 comentários:

Postar um comentário