Labels

Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

#PlanetaVerde



Extra! Extra!Extra! Dengue e Chikungunya em São Paulo

Estamos passando por um momento difícil em São Paulo, pois na luta para armazenar água, devido à falta dela esquecemos dos cuidados necessários para evitar o desenvolvimento do mosquito da dengue.
Agora precisamos nos unir, pois aumentaram absurdamente o caso de Dengue e agora temos o surgimento de uma nova doença que é Chikungunya.
Olha os cuidados que podemos ter para evitar o desenvolvimento do mosquito:

Coloque desinfetante nos ralos
Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de dengue devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.
Limpe as calhas
Grandes reservatórios, como caixas d'água, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.
Coloque tela nas janelas
Embora não seja tão eficaz, uma vez que as pessoas não ficam o dia inteiro em casa, colocar telas em portas e janelas pode ajudar a proteger sua família contra o mosquito da dengue. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.
Lagos caseiro e aquário
Assim como as piscinas, a possibilidade de laguinhos caseiros e aquários se tornarem foco de dengue deixou muitas pessoas preocupadas. Porém, peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos. O cuidado maior deve ser dado, portanto, às piscinas que não são limpas com frequência.
Seja consciente com seu lixo
Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.
Uso de inseticidas e larvicidas
Tanto os larvicidas quanto os inseticidas distribuídos aos estados e municípios pela Secretaria de Vigilância em Saúde têm eficácia comprovada, sendo preconizados por um grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde.
Os larvicidas servem para matar as larvas do mosquito da dengue. São aqueles produtos em pó, ou granulado, que o agente de combate a dengue coloca nos ralos, caixas d'água, enfim, nos lugares onde há água parada que não pode ser eliminada.
Já os inseticidas são líquidos espalhados pelas máquinas de nebulização, que matam os insetos adultos enquanto estão voando, pela manhã e à tarde, porque o mosquito tem hábitos diurnos. O fumasse como é chamado, não é aplicado indiscriminadamente, sendo utilizado somente quando existe a transmissão da dengue em surtos ou epidemias. Desse modo, a nebulização pode ser considerada um recurso extremo, porque é utilizada em um momento de alta transmissão, quando as ações preventivas de combate à dengue falharam ou não foram adotadas. Os inseticidas domésticos também são eficazes, desde que tenham explicitado na embalagem a proteção contra o mosquito da dengue.
Algumas vezes, os mosquitos e larvas da dengue desenvolvem resistência aos produtos. Sempre que isso é detectado, o produto é imediatamente substituído por outro. 
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dengue
Não podemos deixar água parada nunca mais, pois ela serve para o mosquito desenvolver suas larvas.
Participe desta campanha para o fim do mosquito.
Água parada só se for com cloro...
Equipe Blog do Maurício
Sara/ Yasmin /Wendell

16 comentários:

  1. Estou evitando que água fique parada em lugares abertos em minha casa. Andréia

    ResponderExcluir
  2. eu estou evitando de deixar lixo perto de casa e perto da agua.julia e katheley ;)

    ResponderExcluir
  3. eu tou evitando os baldes abertos para dengue não entra diego e marcelo

    ResponderExcluir
  4. Estamos tentando evitar está tragédia dá Dengue



    Juan/Kaynã/Kauan

    ResponderExcluir
  5. ESTAMOS TOMANDO CUIDADO COM A DENGUE

    ResponderExcluir
  6. claro que muita gente armazenando agua mas nao se esquesa tampe os
    baldes julia maria 5B natalha e geovana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mundo que cada um faça sua parte cuidado com a dengue

      Excluir
  7. não fis nada pos quando eu morer de dengue eu vou saber que a culpa e minha vou reclamar no tumolo
    .andrei .antonio

    ResponderExcluir
  8. GENTE NÃO DEIXE A AGUA PARADA
    AMANDA,GIULIANA,VITORIA

    ResponderExcluir
  9. eu to envitano de deigha baude aberto por causo das dengue. Silmara 5B

    ResponderExcluir
  10. Não deixo água parada. Andréia

    ResponderExcluir
  11. nao deixa agua parada.. pois pode causa dengue thalita,bianca,escheley 6 ano b

    ResponderExcluir
  12. por favor n deixam agua parada marcos,rogerio e kaue. 6-B

    ResponderExcluir
  13. eu não deixo agua parada por que não quero ser picada em nem ir pro hospital recomendo fazer o mesmo obrigada emilly e gabriela 6B

    ResponderExcluir
  14. Não deixe os baldes de água abertos, sempre tampe porque se deixar aberto causa dengue

    ResponderExcluir