Labels

Páginas

domingo, 24 de maio de 2015

#CantinhodaCultura



Haitianos e seus costumes
Aqui em São Paulo, nos últimos tempos, sempre é noticiado algo sobre esse povo que vem chegando devagar e trazendo parte de seus costumes a nossa metrópole. São os haitianos.
Por que tentam a vida aqui?
Infelizmente seu país vive em guerra, não conseguindo a paz, procuram em outros lugares, como é o caso da vinda para o Brasil.
Dentro do “Cantinho da Cultura” desta semana, vamos entender um pouco mais deste povo que vem trazendo novas cores ao centro de São Paulo.
Em primeiro lugar temos que entender que devido o processo de colonização apresentam duas línguas oficiais: crioulo e francês.
  No Haiti, a vida cultural sempre foi influenciada pela França, porém, a partir do início do século XX, o primeiro país de maioria negra fora da África a se tornar independente, passou a buscar formas culturais nativas.
  A escola haitiana de pintura naif - tipo de arte que é produzida por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam - é bastante rica no país. Os principais nomes dessa arte no Haiti são: Rigaud Benoit, Wilson Bigaud, Hector Hippolyte e Philome Obin.
  As cores brilhantes, a perspectiva ingênua e o humor astuto são características da arte haitiana. Os artistas haitianos adoram pintar fábulas, como pessoas disfarçadas de animais e animais disfarçados de pessoas.
Na imagem acima temos o Drapô (bandeira vodu) , no ritual, os devotos levam com eles essas bandeiras, quando vão às áreas de culto, a fim de demonstrar veneração e respeito pelos espíritos.
  Um dos gêneros musicais presentes no Haiti é a Kompa, que envolve uso de sintetizadores, guitarra, batidas de médio/ rápido andamento e de metais ou saxofone para solos. As canções desse gênero são escritas em crioulo haitiano.
A comida haitiana mistura a cultura africana, espanhola e ainda a francesa em seus pratos.
Quando africano, espanhol e francês mistura cozinhas, a produção local vai fornecer vários ingredientes para se trabalhar.
 O que esperar da comida haitiana? Moderadamente picante não muito leve e ainda não muito quente.
Enquanto a maioria de nos alimentamos de restaurantes de fast food e alimentos prontos para consumo, os haitianos investir uma grande quantidade de tempo de cozimento. Cozimento lento é vital para assegurar a conservação adequada de vitaminas e minerais e ao mesmo tempo permitir que os sabores de fluxo. Muitas refeições são lentas cozidas envoltas em folhas de bananeira ou banana por até 3-4 horas. Carvões são frequentemente utilizados para permitir ainda mais cozimento lento e isto é realizado, colocando-os em um espaço oco no chão com as folhas no topo do alimento.
Como podemos perceber, com poucos exemplos, como é rico essa cultura que conhecemos tão pouco, mas que vamos conseguindo aprender com a convivência Brasil e Haiti.
Viva a diversidade!!!

http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2013/07/cultura-da-america-central-insular.html
http://haiti-asduasfaces.no.comunidades.net/index.php?pagina=1165568316
http://claudio-zeiger.blogspot.com.br/2012/04/drapo-bandeira-do-vodu.html
 Equipe Blog do Maurício 
Evelyn

0 comentários:

Postar um comentário