Labels

Páginas

domingo, 11 de outubro de 2015

#CantinhodaCultura

Dia das crianças no Japão 
Amanhã irá se comemorar o dia das crianças aqui no Brasil. Mas você sabe como é essa data no Japão? Não? Então confira! 
O Kodomo no Hi, que significa “Dia da Criança” é um feriado nacional japonês, que acontece anualmente no dia 5 de maio e faz parte do Golden Week (semana dourada). É um dia para comemorar a felicidade das crianças. Foi designado um feriado nacional pelo governo japonês em 1948.
Originalmente era chamado de Tango no Sekku  (dia dos meninos), esta data já era celebrada desde a Era Nara. Embora a data hoje em dia seja também conhecida como Dia das Crianças, os costumes continuam praticamente os mesmos e o feriado é voltado principalmente para os meninos.
As meninas também tem seu dia, o Hina-matsuri, ou “Dia das Meninas” que ocorre no dia 3 de março – terceiro dia do terceiro mês, porém ,diferentemente do Kodomo no Hi, o Hina – Matsuri não é considerado feriado nacional. Nesses pequenos detalhes, percebemos que o Japão continua sendo uma nação que distinguem homens e mulheres, dando preferência  é claro, para os homens.
A partir do fim de abril, as famílias expressam o seu respeito pelas crianças e lhes desejam força pendurando o koinobori  (coloridas carpas em forma de bandeiras) em suas residências, no lado de fora da casa, a uma altura acima da linha do telhado para que todos os kois fiquem visíveis em entorno da casa.
É comum também vê-las penduradas em longas linhas em vários rios e canais em todo Japão e a dimensão dos kois pode variar de alguns centímetros a vários metros. Mas porque a carpa (KOI) se tornou o maior símbolo do Dia dos Meninos?
A Lenda da Carpa
O motivo das Carpas simbolizarem o Dia das Crianças é que segundo uma lenda, uma carpa nadou contra uma cachoeira e quando chegou ao topo, transformou-se em um dragão. Isso significa que a carpa pode nadar contra grandes correntezas e isso representa para o povo oriental a força e a coragem que todos devem ter para superar as dificuldades e adversidades da vida.Os japoneses acreditam que as carpas trazem sorte, felicidade, saúde e sucesso na vida, ou seja, tudo que um garoto precisa ter para um crescimento saudável.E vale lembrar que as carpas têm uma ordem certa a serem dispostas: primeiro ficam as flâmulas que não possuem  formato de koi, depois vem o koi preto (que representa o pai), em seguida um koi vermelho (que representa o primogênito) e caso houver mais meninos na casa, a ordem é o azul, verde e violeta.
 Equipe Blog do Maurício 
Evelyn 

0 comentários:

Postar um comentário