Labels

Páginas

domingo, 6 de dezembro de 2015

#CantinhodaCultura

Machado de Assis
Um dos maiores escritores da Literatura Brasileira e para alguns estudiosos ele é, simplesmente, o maior nome da nossa literatura.
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 no Rio de Janeiro e morreu na mesma cidade em 1908.
Mestiço e de origem humilde (tinha apenas o primário), alcançou alta posição como funcionário público e ganhou o respeito e consideração das pessoas numa época difícil (a escravidão no Brasil).
Casou-se em 1869 com uma portuguesa chamada Carolina Xavier, que foi sua companheira até a morte e que muito o estimulou na carreira literária. Nunca tiveram filhos e após a morte da esposa, Machado de Assis viveu seus últimos dias mergulhado em tristeza e solidão.
Sua esposa inspirou a personagem Dona Carmo de “Memorial de Aires”.
Machado foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, inclusive foi um dos fundadores, em 1897.
É mais conhecido pelos seus contos e romances, mas também escreveu poesias, peças teatrais, crônicas e críticas literárias.
"No mundo moderno, precisamos estar constantemente atualizados, buscando através da escrita manter um melhor relacionamento social. Vale ressaltar, que este processo obterá êxito se tivermos bons escritores e, por conseguinte leitores que possam fazer deste ato, um exercício que transponha o imaginário e nos leve a uma conscientização.
"A leitura é uma das melhores fontes de conhecimento. Machado de Assis soube captar os aspectos práticos e psicológicos de seu tempo.  A obra dele é eterna. Podemos conhecer muita coisa sobre a sociedade daquele tempo e vermos como havia já uma bela e enraizada corrupção popular e governamental. Nada mais justo que uma imensa homenagem nacional aquele que começou pobre e soube ser escritor sem nunca ficar rico. Ricos estamos nós quando podemos ler suas maravilhas literárias.
infoescola.com
mundojovem.com
Equipe Blog do Maurício
Evelyn

0 comentários:

Postar um comentário