Labels

Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2018

#CantinhodaCultura


"Caixão" do Egito
Acreditava-se que o morto necessitaria do seu corpo conservado para que seu ka (espírito) pudesse regressar e juntar-se a ele novamente, quando fosse retornar a vida. Dado que o ka exigia um suporte físico para continuar existindo, o sarcófago tinha a função de ajudar a preservar e proteger o corpo. Mesmo que o corpo se deteriorasse, o sarcófago teria de substituí-lo.

De grande importância nos sarcófagos são os desenhos, que em diferentes ocasiões representavam Deuses que ajudariam o morto em sua viagem ao outro mundo, além de expor a classe social da família do falecido. Das várias representações dos sarcófagos, destaca-se o culto ao Deus Rá, que acompanharia dia e noite a viagem do morto em seu barco sagrado. O fato de o Sol nascer todas as manhãs simbolizava Rá vencendo os perigos do mundo subterrâneo, seguindo seu ciclo, junto ao morto. Uma outra representação muito encontrada é sobre a grande batalha entre Osíris e seu irmão Seth, que teria vencido Osíris e espalhado seus restos por todo Egito.

Com o passar dos tempos, houve uma evolução nos sarcófagos. Na I e na II dinastias egípcis, os sarcófagos eram feitos de madeira, possuíam formato retangular, com sua tampa com forma de abóbada. O corpo ficava encolhido e com o rosto virado para o oeste. O corpo era colocado com seus pertences no seu túmulo. Usavam-se chacais para tomar conta do túmulo, de modo que não fosse saqueado, pois havia objetos de ouro e prata na sala do sarcófago. Acreditava-se que o morto iria precisar de seu corpo e de seus pertences no outro mundo. Por isso eram deixadas no túmulo comidas, bebidas e os órgãos do morto dentro de potes de barro contendo água do Mar Morto, saturada de sal, para que fossem preservados. Também era deixado ali a cópia do Livro dos Mortos, que ele teria de ler, segurando a cruz ansata, que, para os egípcios, era a chave da vida.
Imagine um morto segurando a chave da vida?
Como as culturas são diferentes...
Copa 2018 e hoje conhecendo o hino do Egito:


Monique

Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário