Labels

Páginas

domingo, 8 de abril de 2018

#MundoGamer


Jogos de realidade aumentada

É fato que hoje em dia a cultura de jogos já está muito difundida em nossa cultura e praticamente todos ou quase todos jogam algum tipo de jogo em alguma plataforma, seja um console, ou no computador, mas principalmente pelos smartphones.
Devido à sua portabilidade, é muito comum encontrar pessoas jogando em seus smartphones durante alguma atividade que envolva esperar, como por exemplo, no ônibus ou no metrô, sempre haverá alguém jogando durante a viagem, sendo assim uma maneira prática e acessível de se passar o tempo quando não há muito o que fazer.
Os jogos de hoje estão cada vez mais imersivos, seja pelos gráficos, pelas mecânicas ou pelas histórias e narrativas que estes apresentam, cada vez mais exigindo um engajamento dos jogadores, focando toda sua atenção naquela atividade.
Devido à isso, algumas tecnologias estão se popularizando muito nos últimos tempos, proporcionando novas maneiras de se interagir com os jogos, proporcionando uma imersão maior. Um exemplo dessas tecnologias é a realidade virtual. Diego Pereira escreveu em seu texto “Imersão Virtual”, sobre a utilização desta tecnologia nos jogos atuais.
Mesmo ainda dependendo de aparatos como, capacetes e óculos próprios para seu uso, proporcionam experiências de interação e jogabilidade muito mais imersivas do que apenas segurar um controle e olhar para uma tela, e isso tem atraído muito o público em geral, o que pode indicar um emprego muito grande dessa tecnologia nos jogos dos próximos anos.

Imagem retirada do vídeo “Samsung Gear VR vs Zeiss VR One” do canal do YouTube “PC Hardware Games”.
Mas uma tecnologia que possui tanto potencial em jogos quando a realidade virtual, é a realidade aumentada. Apesar de ainda não ter tanto reconhecimento quando o VR, devido à evolução das capacidades de processamento dos dispositivos móveis nos últimos tempos, essa tecnologia começou a se destacar bastante no mundo dos jogos para smartphones, oferecendo uma nova e imensa gama de possibilidades para jogos digitais interagirem com ambientes físicos em tempo real.
Um dos maiores exemplos do que essa tecnologia empregada nos jogos mobile podem fazer é Pokemon Go. O jogo por si só já apresentava algo muito chamativo ao público jovem que era o apelo nostálgico causado pela série de desenho animado e os antigos jogos, discutido no texto “Pokemon Go”, de Rubens Beraldo Paulico.
Mas além disso, o jogo trouxe algo que ainda era pouco visto e até então inédito, que era a utilização de realidade aumentada em sua mecânica de captura dos pokemon. O jogo foi uma febre mundial, gerou diversas críticas e levantou ainda mais questionamentos sobre como interagimos com o mundo ao nosso redor, o que essa tecnologia ainda pode proporcionar no futuro.
O ponto é que, Pokemon Go conseguiu provar que a realidade aumentada tem todo o poder para ser a nova tendência de se jogar interagindo com o mundo real através da tela de um smartphone.
Sendo assim, há algum tempo, a Apple em seu lançamento do sistema iOS 11, introduziu ao mundo o “ARKit”, uma ferramenta para os desenvolvedores produzirem com mais facilidade aplicativos que usam realidade virtual, de forma mais precisa e estável. Em outro evento mais recente, a empresa lançou seus novos modelos de smartphones, trazendo uma capacidade de processamento mais potente para o uso de aplicativos com realidade aumenta.
Exemplos de utilização do ARKit nos dispositivos Apple.
hoje já podemos ver diversos jogos no segmentos, tão atrativos, divertidos e imersivos quanto se pode imaginar. Um exemplo, é o jogo “AR Dragon”, um “pet simulator” que lhe permite criar seu próprio dragão de estimação, podendo interagir com o jogador e com o cenário físico de forma bastante precisa e realista, como se ele realmente estivesse ali.
Outro exemplo é o jogo “ARRise”, um puzzle 3D que usa realidade aumentada, em que o jogador navega ao redor do cenário virtual para resolver o caminho.
Com a introdução dessa nova ferramenta para os desenvolvedores, é de se esperar que haja um aumento grande na produção de jogos que utilizarão realidade aumentada em sua jogabilidade, criando um novo caminho para o futuro, não apenas dos jogos, mas todos as formas de entretenimento, com um novo nível de imersão e interação com o mundo real. As possibilidades são imensas, o limite será a criatividade de cada um.
Fonte: https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/jogos-com-realidade-aumentada-d65c927723f4
Guilherme 7ºA
Postagem Monique 7ºD

0 comentários:

Postar um comentário