Antes do lixo eletrônico
Pilhas, baterias, computadores, televisores velhos e muitos outros eletroeletrônicos podem poluir o meio ambiente quando descartados de forma incorreta. Hoje o assunto é outro: como descartar os aparelhos eletrônicos que não servem mais para nós mas ainda funcionam perfeitamente. Ou seja, o que fazer com o eletrônico que ainda não é lixo eletrônico.
Várias entidades recebem doações de aparelhos e peças antigas para reaproveitamento de diversas formas, desde o reuso na montagem de máquinas novas até outros que usam as peças para a criação de brincos, bijuterias e afins.
Separamos dois projetos atuantes na cidade de São Paulo que reaproveitam os objetos usados, aumentando sua vida útil:
- A Abre (Associação Brasileira de Redistribuição de Excedentes) é uma entidade sem fins lucrativos que aceita a doação de computadores e demais eletroeletrônicos em condições de uso. É importante atentar para esse fato, já que não adianta doar seu computador quebrado ou inutilizável. O projeto vai além dos eletroeletrônicos e recebe materiais excedentes de qualquer natureza e se propõe a redistribuí-los, ajudando a reduzir a quantidade de lixo produzido e prolongando o uso dos objetos do nosso dia a dia.
Para mais informações, acesse o site do projeto: http://www.abre-excedente.org.br/
- O CDI (Comitê de Democratização da Informática) é uma organização não governamental com presença em diversos países que tem o objetivo de transformar comunidades usando a tecnologia. Através do Projeto CDI Comunidade, a instituição recebe a doação de computadores e periféricos que são utilizados para o aprendizado de informática de populações carentes. O projeto aceita doações de pessoas físicas e jurídicas. Para mais informações, acesse: http://www.cdi.org.br/notes/Doe_Agora
Viu só? Agora que você já sabe o que fazer com aquele computador que ainda funciona mas não é mais útil na sua casa, que tal ajudar outras pessoas a entrarem em contato com a tecnologia? Não custa nada.
Matéria feita pelo "Eu Limpo São Paulo"
(Adaptada para o Blog do Mauricio)
#08.04 um Blog do Maurício como você nunca viu!
A.M. Nicollas Barbosa
POIE. Andréia Viçoso
Equipe Blog do Mauricio
Algumas pessoas ajudam na produção deste lixo eletrônico no consumismo desesperado em ter sempre mais.
ResponderExcluir