Labels

Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

#MeioAmbiente


Antes do lixo eletrônico





 Pilhas, baterias, computadores, televisores velhos e muitos outros eletroeletrônicos podem poluir o meio ambiente quando descartados de forma incorreta. Hoje o assunto é outro: como descartar os aparelhos eletrônicos que não servem mais para nós mas ainda funcionam perfeitamente. Ou seja, o que fazer com o eletrônico que ainda não é lixo eletrônico.
Várias entidades recebem doações de aparelhos e peças antigas para reaproveitamento de diversas formas, desde o reuso na montagem de máquinas novas até outros que usam as peças para  a criação de brincos, bijuterias e afins.


Separamos dois projetos atuantes na cidade de São Paulo que reaproveitam os objetos usados, aumentando sua vida útil:
- A Abre (Associação Brasileira de Redistribuição de Excedentes) é uma entidade sem fins lucrativos que aceita a doação de computadores e demais eletroeletrônicos em condições de uso. É importante atentar para esse fato, já que não adianta doar seu computador quebrado ou inutilizável. O projeto vai além dos eletroeletrônicos e recebe materiais excedentes de qualquer natureza e se propõe a redistribuí-los, ajudando a reduzir a quantidade de lixo produzido e prolongando o uso dos objetos do nosso dia a dia.
Para mais informações, acesse o site do projeto: http://www.abre-excedente.org.br/

- O CDI (Comitê de Democratização da Informática) é uma organização não governamental com presença em diversos países que tem o objetivo de transformar comunidades usando a tecnologia. Através do Projeto CDI Comunidade, a instituição recebe a doação de computadores e periféricos que são utilizados para o aprendizado de informática de populações carentes. O projeto aceita doações de pessoas físicas e jurídicas. Para mais informações, acesse: http://www.cdi.org.br/notes/Doe_Agora
Viu só? Agora que você já sabe o que fazer com aquele computador que ainda funciona mas não é mais útil na sua casa, que tal ajudar outras pessoas a entrarem em contato com a tecnologia? Não custa nada.

Matéria feita pelo "Eu Limpo São Paulo"
(Adaptada para o Blog do Mauricio)

#08.04 um Blog do Maurício como você nunca viu!


A.M. Nicollas Barbosa
POIE. Andréia Viçoso
Equipe Blog do Mauricio



1 comentários:

  1. Algumas pessoas ajudam na produção deste lixo eletrônico no consumismo desesperado em ter sempre mais.

    ResponderExcluir