Labels

Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

#PlanetaVerde


Reaproveitamento de bitucas dá novo fôlego ao meio ambiente



As estatísticas assustam: quase 200 milhões de bitucas são descartadas no Brasil todos os dias. Grande parte, em vez de cair numa papeleira ou lixeira, vai para as calçadas, praças e ruas, e acaba entupindo bueiros e bocas-de-lobo. Vinte bitucas misturadas a 10 litros de água produzem um litro de esgoto saturado de substâncias tóxicas como o cádmio, o níquel e a própria nicotina.
Mas será possível um destino útil para as bitucas? Sim, isso é possível. O empresário Marcos Poiato, da Poiato Recicla, criou a primeira estação de coleta e triagem de bitucas de cigarro do Brasil. Ela fica no interior de São Paulo, na cidade de Votorantim. O começo de tudo é simples: espalhar coletores especiais só para bitucas em toda a cidade, conseguindo, assim, separá-las dos demais tipos de lixo. Mais de um milhão já foram recicladas desde que o projeto começou, há dois anos.
O próximo passo é despachá-las para a Conspizza, em Uberlândia, interior de Minas, empresa parceira do projeto, especializada em recuperação ambiental, onde são trituradas e submetidas a um processo que elimina os metais pesados e toxinas. O destino final da maior parte desse material é ser misturado a compostos orgânicos e resíduos vegetais que servirão de adubo para plantas em projetos de recuperação ambiental. O restante é transformado em cadernos e blocos de papel reciclado, voltando a circular e livrando o meio ambiente de algo que antes era venenoso.
O melhor de tudo é que, depois de trituradas e tratadas, as bitucas não têm mais cheiro. Transformam-se em matéria-prima neutra e útil, aquilo que todo lixo ecologicamente correto deveria de ser.
Outro benefício do projeto pioneiro de Votorantim é inspirar e incentivar municípios por todo o Brasil a desenvolverem suas alternativas de reaproveitamento, reciclagem e saneamento de resíduos, principalmente aqueles que são tóxicos.
Além disso, a Prefeitura de São Paulo anunciou que está estudando a adesão ao projeto em regime de parceria. Assim que o contrato for assinado, serão indicados os locais para instalação das caixas coletoras. Você fica sabendo de detalhes desse processo clicando aqui.

Assista também à matéria do Jornal da Record sobre a iniciativa em Votorantim: http://goo.gl/40uCc

A votação no Prêmio Jovem Brasileiro continua. Vota lá e nos ajude a ganhar! Mais informações: Clique aqui


Equipe: Ana Clara, Mayara e Victória

POIE: Andréia Viçoso

Coord.: Nicollas Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário