Labels

Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

#PlanetaVerde



Útil
, mas perigoso
Usado em bandejas que acompanham diversos alimentos, de carnes a frios, como embalagem para proteger eletroeletrônicos ou até mesmo em copos descartáveis, o isopor é um material bastante comum no nosso dia a dia. Comum até demais. O poliestireno expandido, nome técnico do material conhecido no Brasil como isopor, é sem dúvida alguma bastante prático e útil para inúmeras aplicações, mas o seu uso requer cuidados e moderação.
Formado 98% de ar e 2% de plástico, o isopor é um material composto de carbono e hidrogênio, de reciclagem difícil, cara e a sua decomposição na natureza pode demorar cerca de 150 anos. Tudo isso faz com que as cooperativas e empresas que trabalham com reciclagem recusem-no, o que ajuda a transformá-lo em um vilão para o meio ambiente. Mas pequenas mudanças de hábito podem reduzir os danos à natureza causados pelo uso indiscriminado dessa resina.
Uma das formas de fazer isso é reduzindo o consumo de produtos que venham nesse tipo de embalagem. As bandejas de frutas e frios, por exemplo, podem ser dispensadas, já que não fazem muita diferença no transporte e armazenamento dos produtos. Uma outra solução, mais ao alcance da indústria, é a substituição do isopor por bioespuma. Produzida a partir de matérias-primas naturais e renováveis como cana-de-açúcar e soja, sua decomposição demora de 2 a 3 anos e causa menos danos ao meio ambiente.

Infelizmente, como já dissemos, a reciclagem do isopor não é economicamente atraente e é difícil encontrar cooperativas que aceitem o descarte desse tipo de material. Ou seja, não existe uma solução definitiva e ideal para esse problema, mas diminuindo o consumo e evitando jogar o isopor utilizado em locais inadequados já ajudamos a minimizar os danos ao meio ambiente. Dessa forma, reduzimos a quantidade de lixo produzido e depositado nos aterros sanitários, preservamos a natureza e os recursos naturais e ainda contribuímos para a redução do aquecimento global.

Ano passado nos concorremos ao PJB, mas infelizmente não ganhamos. Contamos com o seu voto esse ano. Mais informações: Clique aqui



Equipe: Ana Clara, Mayara e Victória
POIE: Andréia Viçoso
Coord.: Nicollas Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário