Labels

Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

#PlanetaVerde



Cuidado na cozinha
alegriasedesabafos.blogspot.com

Distração é a maior causa de incêndios caseiros.

Por quê?
 Imagine só, uma dona de casa coloca a panela com óleo no fogo e enquanto espera que aqueça, vai fazer outra tarefa.
 Quando se dá conta a casa já está tomada pela fumaça proveniente do superaquecimento.
A consequência de tal distração pode ser um incêndio de alto risco, e para piorar a situação, algumas têm a infeliz ideia de jogar água na frigideira. Conheça agora uma explicação lógica e embasada em conceitos científicos para que você nunca faça isso.
Uma coisa você já deve saber, que ao realizar a mistura heterogênea entre água e óleo, esse último se mantém emerso, ou seja, o óleo não se mistura com a água, ele flutua.
No instante em que o óleo pega fogo, ele está acima de 100 °C, se você jogar água, ela irá afundar na frigideira e se aquecer em razão do contato com o óleo.
O resultado? Como a água ferve subitamente, ela se voltará contra você na forma de bolhas superaquecidas misturadas a óleo quente, que caem sobre o fogo, alimentado-o.
Assim você se queima e acelera ainda mais o incêndio.
A melhor maneira de reagir quando o óleo que está sendo aquecido na chama de um fogão subitamente pega fogo, é colocar um pano úmido por cima da frigideira. Essa ação impede que o oxigênio alcance as chamas, e assim elas se apagam rapidamente.
Observação: nesta semana aconteceu incêndio na casa de um aluno, devido o esquecimento da panela e claro não podíamos ignorar essa informação.
E claro alertar para os riscos que você está correndo e ainda podendo prejudicar outras pessoas.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-perigo-mora-na-cozinha.htm

Yasmin / Luane / Julia

Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário