Labels

Páginas

domingo, 28 de agosto de 2016

#CantinhodaCultura

Pablo Neruda
http://averdade.org.br
A Poesia é a arte que coordena as ideias e as palavras de modo a expressar o pensar e o sentir de forma bela. 
Fala ao coração. 
É o belo em forma de linguagem. Mas a divisão da sociedade em classes, a violência gerada pela exploração da minoria opressora, violam também a arte em todas as suas formas. 
Em vez de terna, a poesia se torna dura, embora não deixe de ser bela. É que o poeta tem “apenas duas mãos e o sentimento do mundo”(Carlos Drummond de Andrade).
É isso que explica a evolução poética de Pablo Neruda, o maior poeta chileno e um dos maiores da literatura universal. Do lirismo de “Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada” aos versos combatentes de “Espanha no Coração” e “Canto Geral”.
Neruda veio ao mundo na localidade de Parral, em 12 de julho de 1904. Seu pai era o operário ferroviário José Del Carmen Reyes Morales. Sua mãe, Rosa Basoalto Opazo, professora primária, morreu quando ele tinha apenas um ano de vida. A mãe que conheceu foi Trinidade Candia Marverde, a segunda esposa de José Reyes, a quem chamava de “Mamadre”
Em 1945, ingressou no Partido Comunista do Chile; foi eleito senador em 1948; teve o mandato cassado e ingressou na clandestinidade. Exilou-se, andou por diversos países, escrevendo no MéxicoCanto Geral, que retrata a luta, a vida, o sentimento dos povos da América Latina.
De volta ao Chile, o PC o indicou como candidato à Presidência da República, mas ele não aceitou, defendendo o apoio a Salvador Allende, eleito em 1970 por uma ampla Frente Popular. (Sobre Salvador Allende, leia A Verdade, nº96).  Apoiou Allende até o fim, que se deu com o golpe de Estado que implantou uma longa noite de terror e agonia sobre o Chile (1973-1990). Em 1971, Neruda recebera o Prêmio Nobel de Literatura.
Doze dias após o golpe, morria Pablo Neruda, pois sua voz não se calou. Continua emocionando e incentivando os lutadores do povo.  Os legistas diagnosticaram o câncer como causa mortis. Sua esposa, Matilde Urrutia, disse que o poeta “morreu de tristeza”. A tristeza de presenciar o enterro da democracia, a morte de seus amigos Salvador Allende e Victor Jara, célebre cantor e compositor, que transformava em música a vida e a luta dos trabalhadores, do povo do Chile.
Pablo Neruda: A meu Partido
Me deste a fraternidade para o que não conheço. 
Me acrescentaste a força de todos os que vivem. 
Me tornaste a dar a pátria como em um nascimento.
Me deste a liberdade que não tem o solitário.
 Me ensinaste a acender a bondade, como o fogo. 
Me deste a retidão que necessita a árvore. 
Me ensinaste a ver a unidade e a diferença dos homens. 
Me mostraste como a dor de um ser morreu na vitória de todos. 
Me ensinaste a dormir nas camas duras de meus irmãos.
 Me fizeste construir sobre a realidade como sobre uma rocha. 
Me fizeste adversário do malvado e muro do frenético. 
Me fizeste ver a claridade do mundo e a possibilidade da alegria. 
Me fizeste indestrutível porque contigo não termino em mim mesmo.
“o poeta que sabe chamar o pão de pão e o vinho de vinho é perigoso para o agonizante capitalismo”
Evelyn
Equipe Blog do Maurício 

0 comentários:

Postar um comentário