Labels

Páginas

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

#Cantinho da Cultura Oriental



Tirar os sapatos antes de entrar em casa?
Os japoneses têm o costume de tirar os sapatos logo que entram em casa e nas casas alheias.Os sapatos são permitidos apenas nas entradas das casas, numa área chamada 【玄関】 GENKAN (pronuncie guenkan). O GENKAN localiza-se sempre um degrau abaixo da entrada principal da casa. É a área de entrada tradicional para casas e prédios japoneses constituida de uma varanda, ou uma sala, com um tapete onde deve-se retirar os sapatos.

Boas maneiras: Após tirar os sapatos e subir esse degrau, é costume virar os sapatos, deixando as pontas voltadas para o lado oposto do degrau ou seja, voltados para a saída.
Caso a visita seja feita por muitas pessoas, como uma reunião ou festa,  sempre tome o cuidado para deixar os sapatos arrumados, de forma que não atrapalhe a entrada e saída de outras pessoas.
 Por que tirar os sapatos ?
Por dois motivos: o primeiro, é óbvio! É por uma questão de “limpeza” da casa. Uma casa com um chão limpo é sempre agradável. A idéia básica é proteger o interior da casa de contaminação trazida de fora. Mas não é só “higiene física”. Também podemos falar de “higiene espiritual”. Quando você tira os sapatos, você se liberta de todas as “energias impuras” lá de fora, da rua. Tirando os sapatos sujos e deixando-os na “genkan”, você não deixará que essas energias invadam a harmonia do seu Lar, os japoneses são muito ligados a superstições.
Os japoneses têm uma forma muito profunda de compreensão da diferença entre os espaços. O genkan é uma espécie de pós posto de fronteira entre o mundo exterior e o santuário da casa.  Mesmo quando entrar em sua própria casa (uchi, o que significa dentro), o ato de tirar os sapatos é um símbolo de abandonar as preocupações e problemas, bem como a sujeira do mundo exterior (soto).
http://blog.suri-emu.co.jp/?p=250
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário