Labels

Páginas

domingo, 16 de outubro de 2016

#CantinhodaCultura

A Cultura do Turbante
www.culturaalternativa.com.br
O significado deste adorno tão especial para a cultura africana diz muito sobre o processo de formação da nossa própria cultura. Conhecer as origens culturais do turbante através do tempo e discutir a apropriação cultural deste elemento tão rico é também uma forma de reconhecer e valorizar a nossa identidade afro-brasileira.
Usar o turbante especialmente para as culturas africanas, afro-americanas e afro-brasileiras é também um símbolo de resistência ao aculturamento, de afirmação de sua identidade cultural e de luta contra a discriminação e o preconceito racial. A questão é cultural e um ato político, que vai muito além da moda e do estilo.
Entender a história cultural do turbante, principalmente o africano é se reconectar com nossas origens, com o processo de formação da cultura brasileira e mundial, visto que o Brasil recebeu influências de vários continentes, desde os portugueses europeus até o povo africano e suas várias culturas.

De onde vem?

A origem do turbante é desconhecida, mas sabe-se que já era usado no Oriente muito antes do surgimento do islamismo. Lá, ele é usado pelos homens e tem a função religiosa de demonstrar e reforçar a fé. Infelizmente, depois do atentado de 11 de setembro, o uso desse tipo de turbante no exterior também é associado com o terrorismo.
No Oriente, não são apenas os islâmicos que usam o turbante como símbolo da fé. Os adeptos da religião monoteísta indiana Sikh, também fazem uso desse adereço. Nesta religião, os homens e mulheres não devem cortar os cabelos e sim utilizar os turbantes para envolvê-los. Na Índia, eles ainda são utilizados para proteger a cabeça do clima severo do deserto e representam a casta de quem o usa, o status financeiro e a religião.

África
Na África, o turbante é parte da cultura do povo, onde os costumes e roupas tradicionais traziam tecidos enrolados no corpo e os turbantes fazem parte dessa indumentária complementando o conjunto. Eles são usados por homens e mulheres e cada amarração e torção tem um significado diferente.
O Ojá é um tipo de torço ou turbante usado na cabeça nas religiões tradicionais africanas, religiões afro-americanas, religiões afro-brasileiras, podendo ser de vários tipos e cores. Os turbantes têm funções sociais, religiosas e claro, fazem parte da moda e do estilo africano.
Nas religiões africanas, o turbante é um elemento e elo com a nossa dimensão espiritual. O uso do turbante e suas variadas cores carregam significados profundos. Ele é usado para proteger a cabeça que simboliza os pensamentos e a fé no divino.


Brasil
No Brasil, o uso do turbante foi introduzido pelos negros vindos da África através do tráfico de escravos. As mucamas usavam saias, blusas leves e soltas, panos e xales nas costas e turbantes nas cabeças. Os tecidos podiam ser coloridos ou não. As roupas não eram muito diferentes dos costumes usados no país de origem, mas pela condição de escravo, o vestuário era limitado. Entretanto, os costumes e vestimentas africanos eram reproduzidos no Brasil, distinguindo e afirmando a identidade cultural negra.
O uso de turbantes no Brasil é muito comum no Estado da Bahia, em Salvador, cidade do mundo fora da África que tem uma forte tradição da cultura negra, devido a grande quantidade de escravos africanos que foram trazidos para o país. As culturas Hausa e Yourubá trouxeram seus costumes e cultos que foram amplamente introduzidos e misturados ao caldeirão cultural brasileiro.

Miscigenação e apropriação cultural
Quando queremos afirmar nossa cultura com toda a força que ela tem não podemos deixar de lado as nossas influências vindas de outros países, simplesmente porque elas são parte, processo, ingredientes principais do nosso cozido brasileiro. Não podemos falar do Brasil sem falar da África, de Portugal, dos índios brasileiros e de quem nos tornamos.
O nosso país é fruto de uma miscigenação entre povos e culturas bem diferentes. Apropriamos da cultura um do outro no passado e no presente. Este é um processo irreversível, é natural e pode ser muito rico, se feito como uma troca, um enriquecimento cultural e histórico. A apropriação cultural é indevida somente quando se toma a cultura do outro como sua. E não se reconhece e valoriza o outro.
No Brasil, ainda precisamos lutar muito pela valorização da cultura negra, ainda que tenhamos um país maritalmente de negros e afrodescendentes. Enquanto o preconceito racial sobreviver por aqui, seja pela falta de auto aceitação, ignorância e intolerância, é preciso reafirmar, cultivar e promover nossas origens culturais como um ato político, antes de tudo.
A História da África é de um continente ainda muito frágil politicamente, desde o tráfico negreiro até os conflitos civis atuais, que envolvem interesses políticos e grupos religiosos. É preciso compreender que a cultura africana, embora seja riquíssima e tenha conexões com países de quase todo o mundo, ela também carrega uma história de dores, preconceito e discriminação.
A África é um continente que espalhou sua cultura pelo mundo muito antes da globalização, dos computadores e da internet. Essa cultura tão forte, tradicional e marcante tem influenciado e proporcionado trocas culturais valorosas em todo mundo.
Para o povo africano e afrodescendentes de todo mundo, o turbante é a busca pela tradução da valorização de sua identidade. Como qualquer elemento da moda, ele partiu da evolução das indumentárias, e tornou-se um acessório na moda através dessa transformação, mas sem perder seu valor cultural.
No Brasil, especialmente, somos afrodescendentes da cabeça aos pés, seja na comida, na música, na dança, nos costumes, no vocabulário ou na moda.

 Evelyn
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário