Labels

Páginas

quarta-feira, 29 de março de 2017

#Curiosidades



 Diferentes formas de escrita da Mesopotâmia
http://www.estudopratico.com.br/a-historia-da-mesopotamia/      

Na Mesopotâmia se desenvolveu uma das mais antigas formas de escrita. Nessa região foram criadas escolas para os jovens aprenderem a ler e a escrever. No entanto, poucos podiam frequentar essas escolas. Privilégio de governantes, sacerdotes e escribas.
Os escribas eram funcionário encarregados de  ler e copiar documentos, além de fazer  as contas dos templos e palácios. O domínio da escrita representava uma forma de poder social.
A escrita suméria
As escritas suméria é considerada uma das mais antigas do mundo. O que teria levado esse povo a desenvolver sua escrita?
A vida nas cidades mesopotâmicas tornava-se cada vez mais complexa. Os sacerdotes, por exemplo, já não podiam confiar apenas na memória oral para registrar os empréstimos de animais, o pagamento a comerciantes, o controle de produtos estocados em seus armazéns etc. Foi nesse contexto que os sacerdotes desenvolveram suas escritas.
Os sumérios desenvolveram diferentes formas de escritas:
-Os sinais pictográficos eram desenhos figurativos de um objeto. Correspondiam a representações simplificadas de objetos, como boi, cerveja e jarro.
-Os sinais ideográficos expressavam ideias que iam além da relação mais direta com as figuras desenhadas. Por exemplo, o desenho de um jarro poderia representar  ´´ jarro com certa  quantidade de sementes´´.  Além disso, dois sinais podiam ser  combinados e ganhar outros significados. Por  exemplo:´´ sinal de boca ´´ + ´´sinal de pão´´ = ´´comer´´
-Os sinais fonográficos representavam sons da fala humana. A escrita fonética tornou possível representar o som das palavras e, assim, ampliar o registro das formas de comunicação humana.
Fonte: Historia (Gilberto Contrin / Jaime Rodrigues) Editora Saraiva
Ester
Equipe Blog do Maurício

 

0 comentários:

Postar um comentário