Labels

Páginas

domingo, 5 de outubro de 2014

#CantinhodaCultura

Cultura da Argentina

A Argentina oferece uma grande variedade de atividades culturais que se refletem em diferentes expressões artísticas, como o teatro, a pintura, a escultura, a música e a literatura.
Além disso, mantém a tradição das suas danças e músicas típicas.

Dia da Raça


Com tentativa de criar uma celebração unificadora de povos acaba declarando o dia como ‘da raça’.
O objetivo desta data é tentar indicar um dia de orgulho unificado.
Na Argentina, o Dia da Raça, desde 1917 é em função de uma reafirmação da identidade hispano-americana, fruto da miscigenação dos povos originários de América com os colonizadores espanhóis.
Atualmente, mais além do feriado e dia de descanso, indígenas, acadêmicos, artistas e representantes do INADI – Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo, lançam um projeto de lei para reestruturar o dia 12 como Dia pela Diversidade Cultural. Hoje é comemorado no dia 13 d eoutubro.

Danças
Tango dança típica de fandango, foi muito dançada em meados do século XIX. Posteriormente recebeu a influência das danças platinas, sob comando. É legítima dança de pares soltos, porém não independentes.
O tango é uma dança muito popular na Argentina.

Gastronomia

A gastronomia argentina é caracterizada principalmente pelas suas carnes, em especial a carne de boi e os seus vinhos.
 Na Argentina quase tudo é assado: o frango, o porco, os embutidos, os miúdos e outros produtos de origem animal, as carnes normalmente vêm acompanhadas por batatas fritas, saladas, provolone (provolone defumado).

A Lenda da Árvore que chorava
Em uma antiga cidade do interior havia uma árvore, que era conhecida por todos pela sua incrível beleza, todos os anos os moradores dessas cidades se reuniam em sua volta e cantavam para homenageá-la, achavam que era um presente de Deus.
Mas certo dia, algumas pessoas resolveram construir uma indústria perto daquela árvore e para isso cortou várias árvores.
Muitas pessoas que admirava muito as árvores conseguiram fazer uma manifestação para salvar a árvore que todos admiravam.
Mas depois desse dia, a árvore nunca mais foi a mesma, ela começou a murchar e soltar um liquido pelas suas folhas, tudo isso porque viu todas as suas irmãs serem mortas sem dó nem piedade.

Imagine se aqui no Brasil houvesse uma lenda desta, pois tantas árvores foram destruídas, só para satisfazer desejos de lucro, que acredito não haveria mais árvores aqui.
Ufa!
Aproveitando: Viva Verde!
Viva a cultura de todos os povos.

Equipe Blog do Maurício
(Evelyn)
Enzo Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário