Labels

Páginas

domingo, 12 de outubro de 2014

#CantinhodaCultura

Cultura de Diferentes Países
Sobre Crianças
Nessa edição resolvemos fazer uma postagem diferente, para homenagear o Dia das Crianças vamos conhecer como crianças de outros países costumam comemorar essa data e outras informações pertinentes a elas.
A data escolhida para celebrar o Dia das Crianças, segundo a ONU, foi dia 20 de novembro, pois, foi nesta mesma data que foi proclamada a assinatura da Declaração Universal dos Direitos da Criança. A declaração reconhece que todas as crianças independentes de cor, raça ou sexo possui o direito a amor, cuidados médicos, alimentação, educação e proteção contra qualquer tipo de exploração. No entanto, como sabemos, no Brasil é comemorado no dia 12 de Outubro, mas em outros países é comemorado nesta mesma data? Confira!

Japão

No Japão, o Dia das Crianças é comemorado em dois dias. É dividido um dia para as meninas a qual é comemorada no dia 03 de março, através de uma tradicional festa de bonecas, conhecida como “Hina Matsuri”. E outro para os meninos, onde é comemorado no dia 05 de março, chamado Tango no Sekku, onde as famílias expõem seus capacetes de guerra como incentivo para as crianças crescerem fortes e saudáveis.
A lei é bem exigente todas as crianças ao completar 7 anos, os pais tem a OBRIGAÇÃO de matricular a criança na escola. Quem não cumpre terá que justificar o porquê, os pessoais de educação das prefeituras locais vão até a casa, se necessário, para investigar. Para poder começar a trabalhar você precisa ter 15 anos quando terminado a escola ou diploma universitário, se por acaso você não ter cursado a escola dificilmente poderá começar a trabalhar.

México

30 de Abril é o dia da criança no México, onde as aulas habituais são substituídas por jogos e canções, sendo que as crianças também levam as suas comidas preferidas para a escola, onde partilham com os colegas. Existem comemorações especiais um pouco por toda a parte e não é raro ver famílias inteiras a celebrar a data em conjunto.

Nova Zelândia

O dia das crianças na Nova Zelândia não possui uma data definida, a comemoração é realizada normalmente no último domingo de outubro, onde a cada ano as crianças escolhem um animal para homenagear. As crianças são honradas como sendo “taonga” (em Maori significa “tesouro”) e o dia é passado em família.
pequenada.com

Como é para as crianças indígenas brasileiras? 
Desde cedo aprendemos as danças e cantos, participamos dos rituais e já aprendemos a valorizar nossa cultura, adoramos momentos de histórias onde nossos anciões (os mais velhos), nos contam histórias dos nossos povos e da natureza, amamos o contato que temos com todas as crianças da aldeia todas nos conhecemos e somos muito amigas, somos livres para brincarmos e aprendermos com os nossos parentes que nos ensinam muito os valores da natureza e da nossa cultura, na maioria das vezes estudamos na nossa própria aldeia para aprendermos sem nos afastarmos da nossa família o que é muito ruim, mais infelizmente ainda ocorre muito, pois ainda temos muitas aldeias sem escolas, mais o importante é que somos felizes porque na infância a gente se diverte e ficamos torcendo por um futuro feliz para todos nós.
Amaré Gonçalves Krahô-Kanela.
http://www.indioeduca.org/?p=1261
Para finalizar, olha essa lenda africana ("Bruna e a Galinha d'Angola")
 com criança, esperamos que gostem...
                         
Que toda criança possa ter um amigo para brincar, seja ele outra criança, um animal, um brinquedo ou qualquer outra coisa que permita sonhar.
Todos somos crianças, mantenha sempre vivo essa criança dentro de você.
Feliz Dia Das Crianças!

Equipe Blog do Maurício
(Evelyn)
Enzo Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário