Labels

Páginas

domingo, 26 de outubro de 2014

#CantinhodaCultura

Chico Rei


Na edição passada, conhecemos um pouco sobre Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra que passou por muita coisa na vida como discriminação, mas conquistou sua dignidade e orgulho pela sua etnia mostrando seu caráter  criatividade e sabedoria de vida.
Agora vamos conhecer a vida de um homem chamado Chico Rei, que era rei de uma tribo africana e que veio parar no Brasil para ser vendido, pois naquela época os negros eram escravizados.
Eram vistos como se fossem animais, ou nem animais eram vistos como objetos que serviam apenas para obedecer aos brancos que os compravam.
Imagine: ser humano ser tratado sem dignidade.
Diz-se que Chico Rei nasceu no Reino do Congo, na África, e lá era um monarca, guerreiro e sacerdote.

Seu nome original era Galanga (o nome Chico veio com o batismo cristão)
Foi capturado pelos portugueses e veio preso com seus súditos, filhos e mulher.
A maioria dos negros não resistiu à dureza da viagem e morreu na travessia do Atlântico. Apenas um dos filhos sobreviveu.
Chegando ao Rio, Major Augusto, que na década de 1740 comprou um lote de escravos vindos da África, dentre os quais estava Chico Rei para que trabalhassem em uma mina de ouro.
Trabalhando na mina, Chico e o filho conseguiram comprar a carta de alforria. Diz-se que Chico Rei escondia o ouro da mina nos cabelos, e lavava-os na pia batismal para retirar o ouro, com acobertamento dos religiosos.Major Augusto, no final de sua vida, vendeu a mina para Chico Rei, pois estava dando-lhe prejuízos.
Os escravos, na verdade, estavam segurando o ouro na mina. Quando Chico Rei comprou-a, começou a prosperar – e foi com o ouro da mina que Chico pode comprar a carta de alforria para muitos outros escravos.
Chico e os escravos libertos criaram, nessa época, a primeira irmandade de negros de Vila Rica, a Irmandade de Santa Efigênia.  
Ergueram também a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Todos os escravos libertos chamavam Chico de “Rei” – daí a origem de seu nome.A Mina de Chico Rei era conhecida como Mina da Encardideira, até sua redescoberta, em 1946, quando foi rebatizada por Dona Mariazinha, atual proprietária.
Chico Rei se tornou uma figura lendária na história de Minas Gerais.
Ele é considerado um dos símbolos da liberdade e da luta pelo direito dos negros durante no século do ouro.
turmadochapeu.com

Você acha justo que os negros, que foram sequestrados de sua terra e escravizados no Brasil, espoliados e enganados de tudo quanto é jeito, sejam vistos ainda com preconceito no Brasil e em qualquer outro país?
Pensem bem antes de agir, somos todos seres humanos, com mesmas condições, direitos e deveres perante a vida.
O respeito deveria ser a primeira lição de humanidade que toda criança precisa ter.
Não teve, já é adulto, chegou o momento de aprender.

Viva as diferenças!!!

                            
A música é um resumo da vida do Chico Rei que foi homenageada em uma escola de samba do Rio de Janeiro.
Equipe Blog do Maurício
(Evellyn)
Enzo Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário