Labels

Páginas

domingo, 2 de novembro de 2014

#CantinhodaCultura

Zumbi dos Palmares

Quem foi Zumbi dos Palmares? Líder do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão que foi assassinado em 20 de novembro de 1695. Nessa edição vamos conhecer o Zumbi, um homem que não desistiu da liberdade de seu povo e lutou para conquistar a dignidade de sua etnia.
Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, fugiu e voltou para viver no quilombo, na comunidade, deixou de ser Francisco para ser chamado de Zumbi (que significa aquele que estava morto e reviveu).
No ano de 1675, o quilombo foi atacado por soldados portugueses. Zumbi ajudou na defesa e destacou-se como um grande guerreiro. Após a batalha sangrenta, os soldados portugueses foram obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproximou-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados. Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do Quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo.
Durante seu "governo" a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostrou grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.
O bandeirante Domingos Jorge Velho organizava um grande ataque ao Quilombo dos Palmares no ano de 1694. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.
Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.
Um homem que se tornou um herói, mas não somente para os escravos e sim para todos pela sua luta. Zumbi , homem muito corajoso, que lutou até o seu último suspiro contra escravidão e  pelo seu povo.
Se somos mestiços, não lutou pela liberdade de todos nós?

               
Equipe Blog do Maurício
(Evellyn)
Enzo Rodrigues


0 comentários:

Postar um comentário