Labels

Páginas

sábado, 29 de novembro de 2014

#CantinhodaCultura

Novembro Negro


Nesse mês da Consciência Negra conhecemos um pouco da cultura afrodescendente, histórias reaais de pessoas que lutaram e lutam pelo povo por justiça e igualdade.
Carolina Maria de Jesus, Chico Rei, Zumbi, Otelo, Conceição Evaristo e Joel Rufino.
Vamos relembrar algumas histórias de lutas para seu povo. Ou se preferirem para nós.
Carolina: uma mulher negra que passou por muita coisa na vida como discriminação, mas conquistou sua dignidade e orgulho pela sua etnia mostrando seu caráter criatividade e sabedoria de vida.
Chico Rei: um homem, com sabedoria, que fez de tudo para conseguir a liberdade de seu povo.
Zumbi: que é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão. Lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.
Temos que agradecer a eles e a tantos outros, pois graças a suas lutas temos o reconhecimento do samba, da famosa feijoada, do estilo de se vestir, enfim tantas outras manifestações culturais que tornam nossa cultura tão rica!
Devemos ter consciência que somos todos iguais, alma não apresenta cor, podemos ser negros ou brancos, de religiões e crenças diferentes. Todos merecem respeito e oportunidades. Todo mundo tem sua beleza e importância nesse mundo.

Somos todos iguais, mas a pergunta continua por que o racismo?

Que um dia ainda nosso país seja unido sem o racismo ou qualquer outro preconceito que tenta denegrir o outro ser humano.

Olha que escolhemos para seu domingo e que possamos despertar realmente.
             
Equipe Blog do Maurício
(Evelyn)
Enzo Rodrigues 

0 comentários:

Postar um comentário