Labels

Páginas

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

#Metrópole

Pinacoteca com obras de Ron Mueck

Até 22 de Fevereiro 2015, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituição da Secretaria da Cultura, apresenta a exposição do artista Ron Mueck.
Os temas, materiais e técnicas utilizados fazem dele um autor original, inovador e contemporâneo.
Suas esculturas cativam pela mudança nas dimensões de escala e realismo dos personagens, cujos gestos sutilmente expressam situações cheias de vida e mistério.
O detalhe de suas figuras humanas é meticuloso, com mudanças surpreendentes de escala que estão longe do realismo acadêmico, hiper-realismo ou da pop art.
 Suas obras não descrevem pessoas reais ou situações, mas a obsessão com a verdade falada de um artista que busca a perfeição e é extremamente sensível com a forma e a matéria.
Empurrando a verossimilidade ao limite, Mueck cria obras secretas, meditativas e fascinantes. Uma mãe com seu filho, casais jovens ou adultos que variam entre estados de tensão e calma e um homem nu em um barco à deriva, são algumas das imagens que fazem parte da exposição.
 Obras que encerram uma interioridade vital e profunda, capazes ao mesmo tempo de expressar a perfeição técnica do artista e sua obsessão com a verdade.
Mueck utiliza materiais como resina, fibra de vidro, silicone e acrílico para reproduzir fielmente cada detalhe da anatomia humana e construir esculturas que tematizam pinturas de vida e morte. Suas obras evocam uma espécie de realismo que é ao mesmo tempo íntimo e monumental. Em diferentes escalas, o artista amplia ou reduz muito o tamanho dos corpos para criar situações que movimentam o espectador.
Concentrando-se nas obras que compõe a mostra, revê em seus textos 20 anos da produção, as origens e trajetória do artista. Esta publicação poderá ser adquirida na loja física e virtual da Pinacoteca.
www.pinacoteca.org.br/pinacotecapt/default.aspx?c=exposicoes&idexp=1252&mn=537&friendly=Exposicao-Ron-Mueck
Agora quem sabe não receberemos aquele convite para fazer a companhia do seu passeio cultural.
Estamos aguardando...
Equipe Blog do Maurício
(Gabriel Salgado / Gabriel Santanta /Vinícius)
Enzo Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário