Labels

Páginas

domingo, 12 de abril de 2015

#CantinhodaCultura

Povo Guarani
Mês de Abril é mês de Páscoa, mas você sabia que o Dia do Índio também se comemora em abril? 
Não? 
 O Dia do Índio é comemorado no dia 19 de abril e vamos continuar conhecendo um pouco mais sobre esse povo.
Vamos conhecer os guaranis, que buscam um lugar anunciado por seus ancestrais, onde as pessoas vivam livres de dor e sofrimento.
No Brasil, vivem atualmente cerca de 51.000 índios Guaranis, em sete estados diferentes, tornando-os a etnia mais numerosa do país. 
Muitos outros índios guaranis vivem no Paraguai, Bolívia e Argentina.
O povo Guarani no Brasil está dividido em três grupos: Kaiowá, Ñandeva e M’byá, dos quais o maior é o Kaiowá, que significa ‘povo da floresta’.
O povo Guarani é profundamente espiritual. A maioria das comunidades possui um espaço para oração e um líder religioso, cuja autoridade é baseada em prestígio, em vez de poder formal.
A sociedade Guarani, se estrutura em torno da liderança dos anciões, os Karaí, líderes espirituais e profetas, ‘’senhores das belas palavras’’, sabedores dos cantos e danças cujo sentido, decifrado, não faz mais do que indicar à tribo a direção do lugar buscado.
Na sociedade guarani, conforme a tradição, os homens caçam, pescam, coletam e abrem as clareiras nas matas para os roçados onde as mulheres semeiam, colhem e preparam o alimento.  
As poucas terras demarcadas para a comunidade Mbyá e as condições ambientais, produzem alterações neste modo de viver.  A escassez de rios e matas faz com que os homens, cada vez mais, se envolvam nas atividades de cultivo.
Ao longo dos séculos, os guaranis percorreram vastas distâncias em busca da ‘’terra sem males’’. Terra onde as pessoas vivam livres de dor, sofrimento e preconceito. 
Um cronista do século 16 registrou que os guaranis possuem o ‘’constante desejo de buscar novas terras, nas quais eles imaginam que vão encontrar a imortalidade e a facilidade perpétua’’.
Essa busca permanente é indicativa da característica única povo Guarani, ‘’um traço distinto’’ deles que tem sido frequentemente observado por aqueles que não fazem parte de sua cultura.
Atualmente, isso se manifesta de uma forma mais trágica: profundamente afetados pela perda de quase todas as suas terras no século passado, o povo Guarani sofre uma onda de suicídio inigualável na América do Sul.
Survivalinternational.org

Temos que aceitar que somos um país de miscigenações e respeitar as diferenças culturais! 
Esperamos que todos nós, indígenas ou não, possamos encontrar essa terra sem males.
                

                 
                                                          Equipe Blog do Maurício
  Evelyn/Caio/Gabriel Fernando/Wendell/Charlie/Ludyel

0 comentários:

Postar um comentário