Labels

Páginas

domingo, 19 de abril de 2015

#CantinhodaCultura


  Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio, mas nem todos sabem que essa data é dedicada ao povo indígena.
As comunidades indígenas que possuíam e ainda possuem características diferentes, começando pela língua, existiam e ainda existem vários troncos linguísticos, como o Tupi ou Macro-Tupi, Macro-Jê e Aruak.
Essas comunidades também apresentavam e ainda apresentam diferentes práticas culturais, diferentes crenças e diversos ritos religiosos.
Os povos indígenas eram e ainda são divididos em nômades e seminômades: eles se deslocavam constantemente de uma região para outra até o esgotamento dos recursos vegetais e animais disponíveis, ou seja, deslocavam-se à procura da pesca, da caça e do pequeno plantio para a sobrevivência.
Grande parte dos povos indígenas morava e ainda moram em aldeias, pequenas comunidades.
Muitos pesquisadores das culturas indígenas defendiam a ideia de que esses povos possuíam uma organização política, mas não tão complexa como a dos não índios.
Geralmente as lideranças de uma aldeia derivariam dos valores culturais e sociais que os guerreiros e chefes espirituais ostentariam dentro de suas comunidades.
brasilescola.com
 Todo dia era dia de índio
                                 
Temos uma riqueza muito grande destas diferentes etnias que nem conhecemos e pouco valorizamos.
Por que todo dia não pode voltar a ser o dia de índio?
 Pois assim seus direitos seriam respeitados por nós. 
Equipe Blog do Maurício
Evelyn /Yasmin/Ludyel/Charles/Wendell/Kaio/Gabriel Fernando/Rafael G.

0 comentários:

Postar um comentário