Labels

Páginas

domingo, 3 de janeiro de 2016

#CantinhodaCultura

Demócrito Rocha
Cearense autêntico nascido fora do Estado, como inúmeros poetas que tiveram mais origem num berço cultural e literário do que num berço genetlíaco. Demócrito Rocha nasceu na cidade interiorana da Bahia, Caravela no dia 14 de abril de 1888. A luta pela vida começa cedo, pois ao perder os pais ainda menino, teve que enfrentar o duro trabalho, como operário numa estrada de ferro.
A despeito disso, quando foi residir em Aracaju, tendo uma passagem rápida por Salvador (1907), já estava em condições de cursar a Escola de Odontologia de Sergipe. Enfrenta, então, um concurso para a carreira de telegrafista.
Aprovado, parte para servir no Ceará, onde vai cumprir o seu destino traçado pelo jornalismo e as Musas.
Em Fortaleza, Demócrito Rocha retoma o curso na Faculdade de Farmácia e Odontologia, formando-se em 1921. Esta década de 20 vai ser importante para o já então poeta e jornalista, pois funda, em 1929, o órgão literário Maracajá, tido na terra de Alencar como a "revista literária que o paladino e trincheira do movimento modernista no Ceará".
Quando Demócrito Rocha fundou o jornal diário, O Povo, que se transformaria numa espécie de cartão de visita do Ceará, o Maracajá passou a circular como um dos seus suplementos. Por um lado, O Povo combatia os "desregramentos políticos da época", e por outro, o Maracajá abrigava a produção dos poetas e intelectuais da terra, onde o próprio Demócrito Rocha publicou a maioria de seus poemas, curiosamente sempre assinados com o pseudônimo de Antônio Garrido.
Poesia de forte cunho telúrico, senão regionalista, para quem praticou tal arte pelo final da década de 20, a ousadia do poeta se revela nos seus versos livres, com uma dicção discursiva e vocabulário numa mistura de requinte e simplicidade. Lamentam ainda hoje os cearenses que a obra poética de Demócríto Rocha não tenha sido recolhida em livro, em edição sistemática e estudo analítico. Pelo menos um de seus poemas, O Rio Jaguaribe, ganhou foros de imortalidade, aparecendo em várias antologias.
O Dia do Leitor foi criado em homenagem a fundação do jornal cearense “O Povo”, criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.
Neste jornal, que ficou conhecido por combater a corrupção e divulgar fatos políticos, existia um suplemento chamado “Maracajá” que se tornou um espaço de divulgação do movimento modernista literário cearense na época.
As obras de Demócrito Rocha são de grande importância para a cultural regional. O autor pertenceu à Academia Cearense de Letras, enquanto era vivo.
A todos os leitores, desejo que esse ano de 2016 seja repleto de livros! 
"Livros são muito perigosos, eles fazem pensar."
Equipe Blog do Maurício
Evelyn

0 comentários:

Postar um comentário