Labels

Páginas

sábado, 4 de novembro de 2017

#Curiosidades

Quarteto Tesla também no Encontro Cultural
Formado por Leandro de César, Thiago Lima, Marcelo Borges e Guilherme da Matta, o Quarteto Tesla – um quarteto de guitarras criado com o objetivo executar peças originalmente escritas para quarteto de cordas tradicionais, compostos por dois violinos, viola e violoncelo, formato de grande destaque em grupos de câmara dentro da música clássica.
O Quarteto nasceu dentro do Conservatório Souza Lima & Berklee, onde todos os membros eram integrantes da Orquestra de Guitarras Souza Lima, coordenada e idealizada pelo professor Ciro Visconti. A singularidade do quarteto se dá pela desterritorialização da instrumentação original das obras, reterritorializando-a na esfera estética das guitarras elétricas: não apenas no tocante ao colorido instrumental, mas, sobretudo, pela proposta de reinterpretação musical a partir de uma lente-ouvido contemporânea: buscar pontos peculiares de intersecção e equilíbrio entre momentos musicais longínquos: eis que irrompe uma arte híbrida; de síntese; de transfiguração, trazendo à luz o amálgama de dois âmbitos ora inconciliáveis: o da música erudita e o da música popular.
O grupo é formado por guitarristas profissionais que possuem suas carreiras individuais, porém, com algo forte incomum, o amor pela música erudita e a vontade de trazer de volta um repertório tradicional com excelência.
Leandro de César : compositor, performer, guitarrista e contrabaixista natural de Minas Gerais. Consubstancializou seus estudos no Conservatório Municipal Renato Frateschi, em Uberaba – MG; Conservatório Musical Souza Lima & Berklee; Vestjysk Musikkonservatorium, na Dinamarca e atualmente é graduando em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado: FIAM-FAAM. Integrou a banda Diafanes. Atualmente desenvolve trabalhos de cunho artístico-pedagógico junto à Secretaria de Educação de Santo André e em São Bernardo do Campo, além de executar pesquisas, concertos e happenings musicais.
Thiago Lima : instrumentista, arranjador, compositor e professor paulistano. Formalizou seus estudos no Conservatório Musical Souza Lima & Berklee. Integrou a orquestra do premiado espetáculo Cazuza - Pro dia Nascer Feliz, atuando como guitarrista, violonista, bandolinista e regente. Tocou no icônico Circo Voador montado no Arpoador/RJ, dividindo o palco com músicos consagrados. Atualmente é professor de guitarra no Colégio Dante Alighieri. 
Marcelo Borges: guitarrista e violonista mineiro. Iniciou seus estudos formais no Conservatório Municipal Renato Frateschi, em Uberaba – MG, passando pelo Conservatório Musical Souza Lima & Berklee. É Bacharel em guitarra pela Faculdade Cantareira (SP). Como artista, atua em projetos de música instrumental brasileira, Jazz e Blues, com o grupo DuoJazz, no cenário cultural paulistano. Enquanto docente, desenvolve trabalhos pedagógicos na Escola de Música Symphony e MHS.
Guilherme da Matta: guitarrista paulistano formado pelo Conservatório Musical Souza Lima & Berklee e Bacharel em guitarra pela Faculdade de Artes Alcântara Machado: FIAM-FAAM. Atua como Músico profissional há mais de 10 anos. Gerencia a banda de eventos Party Paradise e desenvolve trabalho artístico com a banda ''A Ostra''. Detém o cargo de diretor da Escola de Música Allemande, além de exercer atividades didáticas enquanto professor de música na mesma instituição.

           Imagine começar a semana assim?
É bom demais e claro contamos com sua presença.
Imprensa Jovem do Maurício
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário