Labels

Páginas

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

#Planeta Verde



Reciclagem de armações de óculos
Você sabia que as armações de óculos podem ser recicladas?
Não?
Então pasmem podem, mas primeiro vamos entender do que eles podem ser feitos.
Do que são feitos?
Normalmente, eles são feito de: acetato, acetato de celulose, propionato de celulose, náilon, kevlar, fibras de carbono e de vidro, policarbonato e resina epóxi - todos esses materiais são alguns dos polímeros utilizados na fabricação das armações e são escolhidos de acordo com as características que se deseja que o produto final tenha. A maioria desses polímeros é termoplástica, pois eles precisam ser moldados com frequência na troca das lentes.
E a reciclagem?
As armações, quando de aço, podem ser enviadas para a reciclagem. Para isso, contate a fabricante dos seus óculos e peça instruções sobre o modo como você deve proceder para tal finalidade. Existem também muitas instituições que coletam as armações, reformam e distribuem para milhares de pessoas que não têm condições de comprar seus óculos e melhorarem a visão.
Já as lentes são de difícil reciclagem, devido aos inúmeros polímeros que as constituem. Grande parte dos polímeros não se separa manualmente e a separação mecânica nem sempre é eficaz, o que dificulta o processo de reciclagem, que depende, essencialmente, da pureza dos materiais
De qualquer forma, caso tenha sido feito o contato para descarte da armação com o fabricante, questione a respeito da destinação das lentes. E em último caso, mantenha os óculos antigos guardados para usar no caso de haver algum imprevisto com os mais novos.
Melissa e Letícia
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário