Labels

Páginas

sábado, 25 de novembro de 2017

#Curiosidades



Cincos razões pelas quais a DC comics quase sempre foi melhor que a Marvel
https://doity.com.br/cei-geek-imersao-marvel-x-dc-comics
Durante décadas, a maior discussão entre os fãs de quadrinhos tem sido aquela de sempre: quem é “a melhor editora”, Marvel ou DC? Como se fosse fácil responder a uma questão que, no final das contas, está ligada ao gosto pessoal e é mais importante pros fãs que pros próprios profissionais das editoras, que são concorrentes pra lá de cordiais na maioria das vezes. Há quem prefira Peter Parker a Bruce Wayne, há quem se identifique mais com mutantes que com alienígenas. E não há nada de errado com isso. Marvel e DC não são times de futebol, dos quais podemos gostar apenas de um em detrimento do outro. Porém, se levarmos em consideração certos fatos, é possível argumentar que a DC realmente apresentou, quase sempre, uma produção de qualidade muito superior à da Marvel. É claro que a Marvel – quando surgiu – chacoalhou o mercado de quadrinhos e trouxe conceitos e personagens inovadores, que deixaram para trás muitas das histórias mais bobinhas que a DC produzia nos anos 1960. Mas essa hegemonia 02 Banner-Marvel-VS-DCmerecida da Marvel se deu muito mais nas décadas de 1960 e 1970. A partir da década seguinte, a DC “acordou”, principalmente após a revolução causada pela saga Crise nas Infinitas Terras, que trouxe um reinício ao universo da editora e deixou seus heróis mais sérios, modernos e interessantes.
Listamos abaixo cinco motivos pelos quais a DC foi a “melhor” por muito tempo… e também um motivo pelo qual as coisas mudaram um tanto nos últimos anos.
1. A DC criou os super-heróis
Anos antes de Stan Lee sequer saber o que era um super-herói, a DC (ainda chamada de National Allied Publications) deu ao mundo o primeiro grande herói com superpoderes dos quadrinhos, aquele que se tornaria a matriz para inúmeros outros que apareceriam depois e imitariam sua fórmula: o Superman! Ele ajudou a criar e fortalecer todo um mercado e foi, por décadas, o personagem mais importante dos quadrinhos, com vendas mensais que ultrapassavam facilmente um milhão de exemplares. Mais importante ainda, o personagem foi criado por dois verdadeiros nerds (Jerry Siegel e Joe Shuster), deslocados e tímidos, que fizeram de Clark Kent e Superman válvulas de escape para seus problemas e inseguranças. E, com isso, atingiram outros milhões de nerds parecidos com eles, que adotaram o herói como um modelo a ser seguido. Impossível negar a importância desses fatos dentro da cultura pop. E não há como negar que a DC Comics criou o mercado de super-heróis de papel.
2. A DC não se prende à cronologia
Qualquer fã de quadrinhos sabe que sempre houve problemas e discrepâncias na mitologia da DC, com eventos e personagens que parecem se contradizer – e que já levaram inclusive a remodelações para tentar alinhar tudo. Mas isso, no final das contas, é uma vantagem e um dos pontos fortes da editora. A DC nunca deixou de publicar uma boa história porque ela contradizia a cronologia. Mesmo se algum fato não encaixasse com outras “verdades” do universo DC, a história seria publicada se valesse a pena ser contada. É só notar quantas
versões discrepantes existem para a origem do Batman e seus primeiros anos de atividade; para o surgimento de Robin ou até mesmo para a formação da Liga da Justiça original.
3. A DC não usa cenários reais
Alguns podem achar bacana a opção da Marvel em usar cidades do mundo real, como Nova York, San Francisco e… bem, Nova York (quase sempre) como base para seus heróis. Mas isso cria um problema: quando o Homem-Aranha enfrenta um inimigo perigoso demais, que pode destruir a cidade ou matar milhares de inocentes, o lógico seria que aparecessem para ajudá-lo todos os outros heróis da cidade, como o Quarteto Fantástico, Vingadores, Demolidor, Dr. Estranho, Punho de Ferro, Luke Cage, os X-Men e muitos mais. Mas isso não acontece, para não tirar o brilho individual do personagem, o 06 Gotham_City_007que leva os roteiristas a ignorar a questão ou inventar que todos os outros heróis estavam em missões na Lua, na Terra Selvagem ou em Pelotas. Na DC, esse problema é minimizado, já que os heróis residem em cenários diferentes: Batman mora em Gotham, Superman em Metrópolis, Flash em Central City, o Arqueiro Verde em Star City e assim por diante. Ninguém espera que o Superman saia de Metrópolis a toda hora para ajudar o Batman em Gotham. Isso ajuda a deixar mais realistas e interessantes as histórias da DC.
4. A DC não tem medo de remodelar seu universo
Na Marvel, o respeito à cronologia causa algumas discrepâncias que podem ser bastante confusas. Por exemplo: o Capitão América, quando foi encontrado pelos Vingadores em 1964, tinha passado cerca de 19 anos congelado. Mas, hoje, isso quer dizer que ele está em atividade há mais de 50 anos desde o congelamento? Ou que ele foi descongelado num período mais recente e passou 40 ou 50 anos congelado? E quanto a Peter Parker, que se tornou o Homem-Aranha, em 1963, quando John Kennedy era o presidente dos Estados Unidos, mas já interagiu também com Barack Obama, o presidente atual? Isso quer dizer que Parker tem cerca de 67 anos de idade (se virou o Aranha por volta dos 15 anos)? E a Tia May, teria quantos anos, então? 110? Há uma falha aí que os editores da Marvel preferem ignorar para não criar problemas à sua longa cronologia. Mesmo se aceitarmos que o tempo corre de maneira diferente nos quadrinhos, a situação começa a ficar muito confusa.
Mas a DC – mesmo se isso desagrada a alguns – já reiniciou seu universo algumas vezes. Hoje, o Superman está em atividade há cerca de oito anos apenas, o Batman há cerca de cinco. A maioria dos heróis da DC está na casa dos 30 anos de idade. É uma opção mais lógica para evitar incoerências quanto à idade dos personagens, suas carreiras e os períodos em que viveram.
5. A DC dominou as telas muito antes da Marvel
Os filmes da Marvel vêm fazendo grande sucesso nos cinemas… mas esse é um fenômeno recente. A verdade é que os personagens da DC dominaram, durante décadas, tanto a TV quanto o cinema. Desde os anos 1930 e 1940, com o fantástico desenho animado do Superman pelos estúdios Fleischer e os seriados cinematográficos de Batman e Superman; passando pela série televisiva do Superman da década de 1950; pelo fenômeno cultural que foi a série do Homem-Morcego entre 1966 e 1968; pelos filmes de Superman estrelados por Christopher Reeve e o seriado da Mulher-Maravilha da década de 1970; pelas nove temporadas do desenho dos Superamigos; pelos filmes do Batman por Tim Burton e Joel Schumacher; pelos seriados Lois & Clark e Smallville; até chegar aos filmes do Batman por Christopher Nolan, a DC teve um legado longo e memorável. E é até covardia lembrar das séries animadas de Batman, Superman, Jovens Titãs, Legião dos Super-Heróis e (a mais incrível) da Liga da Justiça produzida por Bruce Timm, Paul Dini e companhia, que estão entre as melhores coisas já feitas sobre super-heróis em qualquer mídia e ganharam diversos prêmios. Mesmo hoje, a DC continua dominando a TV com séries de sucesso como Arrow, Flash, Gotham e outras que estrearão brevemente, como Supergirl, enquanto a Marvel tem conseguido apenas resultados medianos na telinha com Agents of SHIELD – embora, precisamos admitir, o Demolidor da Netflix é muito bom.
Fonte: https://opastelnerd.wordpress.com/2015/09/24/10-razoes-pelas-quais-a-dc-quase-sempre-foi-melhor-que-a-marvel/
Ester

Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário