Labels

Páginas

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

#Momento Leitura

Thiago Minamisawa “Amar: Diversidade é assunto de criança”
Na semana do Encontro Cultural do Maurício também teremos Thiago Minamisawa,13/11/2017, dez horas da manhã na EMEF Maurício Goulart.
Thiago Minamisawa é responsável pelo Projeto”AMAR: Diversidade é assunto de criança” com coletâneas de livros que trazem a diversidade algo para ser discutido com crianças.
Contemplado pelo PROAC, o projeto “AMAR Coletânea de Livres Infantis” chega para falar com as crianças sobre nada menos que a matéria-prima da vida: diversidade. Afinal, todo mundo nasce para descobrir. Tudo cresce para se transformar.
“Devíamos ter medo de como as pessoas se odeiam, e não de como se amam”.
Coordenado pelo cineasta Thiago Minamisawa junto com um coletivo de escritores e ilustradores, o projeto é formado por quatro “livres” – como eles chamam – de quatro duplas de autores diferentes: Eu (Mateus Rios e Thiago Minamisawa), Nonada (Cris Eich e Bruno H Castro), Existo (Marcia Misawa e Vinícius Cardoso) e Safo (Rosana Urbes). Todos trabalham com referências diversas e têm um denominador comum: querem ser manifestos de liberdade.  “O que estamos fazendo não é livro, é livre. Serve para todas idades”.
Thiago conta  como tudo isso começou, a vontade de construir um espaço de diálogo sobre identidade e representação. “Eu sentia que faltava um lugar onde a criança pudesse ter espelhamento sobre diferenças de gênero. Olhando para a literatura infantil, encontrei poucos livros sobre o assunto, e mesmo assim era sempre algo muito específico. Nunca existiu uma coletânea que abordasse as quatro letras do movimento LGBT. A gente percebeu que, por regras de mercado, acabaram se formando alguns cânones da literatura infantil, o que obriga os livros a pertencer a alguma categoria específica”.
A fala de Thiago faz pensar: se os rótulos existem, antes de ultrapassá-los é preciso conhecê-los um a um, não é mesmo? E a motivação para isso veio de mundos completamente distintos. Guimarães Rosa, Leonilson, Bachelard, Carl Jung, Buda, Ovídio, Frida Kahlo. E por isso poesia, filosofia, psicologia, artes plásticas, espiritualidade. Tudo isso é assunto pra criança.
Imprensa Jovem do Maurício
Equipe Blog do Maurício

1 comentários: