Labels

Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2016

#AcontecenoMaurício

Aprendendo com os indígenas guaranis 

do Jaraguá
No último dia 19/04/2016 fomos convidados como Imprensa Jovem da EMEF Maurício Goulart a participar do “Dia da Alimentação Tradicional Guarani” da Aldeia Tekoa Pyau Jaraguá.
Simplesmente maravilhoso, pois tivemos a chance desconstruir o indígena do passado que são apresentados no livro didático para conhecer sobreviventes em plena Cidade de São Paulo.
Apresentados a sua cultura como a alimentação, a língua guarani,  apresentação do coral com dança, oficinas de artesanato, arco e flecha, além das pinturas corporais.
Durante todo dia fomos acompanhados por diferentes indígenas e o líder Tupã que serviu de mediador em todo o processo de aprendizado.
Como aprendemos e gostaríamos que todos pudessem aproveitar em ter essa aula sobre os povos indígenas na pratica. Ouvi-los, conhecê-los e por um momento fazer parte desta sociedade tão rica culturalmente e tão pouco conhecida por nós.
Na entrevista com o líder Tupã quando perguntado sobre o pertencimento da terra:
“Porque agente só usufrui da terra, agente planta. A terra nos dá nossa casa, nos dá o rio e os peixes. Não posso falar que é meu. Apenas uso para minha sobrevivência. Essa sobrevivência é para todos os seres humanos desde que ele tenha essa consciência de que faz parte desta terra.”
Depoimento da aluna Vitória sobre a visita:
“O que dizer sobre a Aldeia Jaraguá?
Foi fantástico e um dia muito especial. É muito bom conhecer um pouco da cultura das pessoas e ainda de um indígena como foi o caso do Líder Tupã. Coisas que ele falou que nunca paramos para pensar, compartilhar, amar ao próximo, respeito com todos e tudo. Aprendi com eles também que as maiores riquezas estão nas coisas simples, um gesto de carinho com a natureza e o próximo sendo animais ou seres humanos. As crianças de lá são as coisas mais doces e lindas que já vi. O brilho no olhar de cada uma foi algo que me deixou feliz, cada uma delas com sonhos e muitos caminhos a seguir. Foi muito bom conhecer cada um desta aldeia.”
Aprendemos muito graças à Imprensa Jovem da SME e gostaríamos de agradecer essa chance de conhecer pessoas que tem o que dizer e muito a ensinar.
Faça uma visita e aprenda com eles.
Aldeia Tekoa Pyau Jaraguá
Rua Comendador José de Matos, 386
Zona Oeste – São Paulo 
Veja algumas diferenças culturais bem interessantes:
-Três cerimônias de grande importância: Ano Novo em Agosto (quando as árvores se renovam), Janeiro (nomeação das crianças com um ano de vida que determinará sua personalidade) e Fechamento de Tempo em Fevereiro (finaliza um calendário e começa um novo pelas fases da lua);
-Pintura corporal: depende da personalidade de cada pessoa, aldeia dividida em quatro clãs cada líder com sua própria pintura e para toda aldeia quando um casal está comprometido à pintura no rosto será igual para ambos.
-O aprendizado acontece constantemente com a família e o dia a dia, pois a forma de aprender e ensinar estão relacionados com tudo que ocorre na vida.
Apresentação de dança e coral gravado pela Professora Bárbara: 
              
Foi bom demais!!!
Agradecer a todos que possibilitaram participar deste crescimento com nossos irmãos indígenas: SME, Equipe Imprensa Jovem, Direção e Coordenação da EMEF Maurício Goulart.
Imprensa Jovem
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário