Labels

Páginas

domingo, 17 de abril de 2016

#CantinhodaCultura

Pintura como forma de luta: Portinari

Como ser artista e não representar o contexto social e histórico do país?
Impossível, pois dentro da sensibilidade do artista a realidade em sua volta vem à tona como forma de libertação e contestação.
E por que não mobilizar as pessoas para mudar essa realidade?
Nesta edição trazemos Cândido Portinari, grande pintor, poeta e envolvido com causas políticas.
Colocando-o dentro do contexto histórico brasileiro da arte fez parte do Modernismo, mas devido estudar em diferentes países europeus teve contato com o Muralismo Mexicano que influenciou sua forma de olhar para pintura como luta contra as desigualdades.
Muralismo Mexicano
O muralismo mexicano, considerado o Renascimento de arte mexicana, foi um movimento artístico singular e de extrema importância para arte mundial do século XX.
O traço fundamental deste movimento é a intervenção social e política através da arte, levando-a ao povo e, através dela, transmitindo uma mensagem de otimismo e solidariedade em relação à sociedade e à humanidade. A temática central é o povo mexicano, a sua vida, a sua história e os seus valores, a melhor forma de fazer passar a mensagem ao povo de um modo simples e compreensível.
Claro Portinari traz em suas obras problemas sociais brasileiros, afinal ama seu país e quer vê-lo diferente.
Só que ainda, sai da problemática nacional, indo para problemática mundial como a questão da guerra. Como os painéis construídos na ONU intitulada " Guerra e paz" :
 Obra “Os retirantes”
Cândido Portinari conseguiu retratar em suas obras o dia a dia do brasileiro comum, procurando denunciar os problemas sociais do nosso país.
No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.
Os retirantes fugiram dos problemas provocados pela seca, pela desnutrição e pelos altos índices de mortalidade infantil no Nordeste. Contribuíram para essa migração a desigualdade social, no Nordeste.
http://www.portalartes.com.br/curiosidades/323-muralismo-mexicano.html
Conheça um pouco sobre esse gênio da pintura brasileira e mundial:
                     
Podemos aprender a lutar por um país melhor de diferentes formas.
Por que então não usarmos a arte?
Evelyn
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário