Labels

Páginas

domingo, 6 de julho de 2014

#CantinhodaCultura

Cultura do Irã


O país, muitas vezes lembrado pelos conflitos constantes nos noticiários, possui uma grande atuação no ramo das artes, o que inclui música, arquitetura, poesia e foi de tal influencia que em dado momento sua cultura foi a predominante pelo Oriente Médio.
Uma curiosidade sobre o país é que seu Ano Novo é comemorado em 21 de Março.

Direitos
No Irã há uma forte tensão no que se diz respeito à igualdade entre os sexos, lá as mulheres são terminantemente proibidas de dirigir ou trabalhar sem a permissão do marido, leis pregadas pelo Sharia, o código de leis islâmico. Contudo as mulheres possuem o direito ao ensino e constituem mais da metade das atuais turmas universitárias do Irã, sobressaindo-se sobre as egípcias, marroquinas ou sauditas. A cultura iraniana é marcada ainda pela forte luta por igualdade e justiça social e com base na dinastia Aquemênida, conhecida também como o primeiro império persa, foi criado o Cilindro de Ciro, considerada por muitos a primeira grande declaração de direitos humanos do mundo.

Costumes
As iranianas são obrigadas a cobrir os cabelos em público. Elas também não podem vestir saias acima dos joelhos e os rapazes usam bermudas apenas em casa. No Irã as boates são proibidas e as festas acontecem dentro de casa com as portas e janelas bem fechadas para abafar o som. Carícias são terminantemente proibidas em público, por isso a paquera acontece em meio virtual.

Mídia

No Irã a mídia é fortemente controlada pelo governo e todo seu conteúdo deve ser inspecionado e aprovado antes de sua publicação; a internet é altamente popular entre a juventude e também sofre com o forte controle do Estado. Os 5 canais da televisão iraniana é fortemente controlado pelo governo, contudo na capital Teerã são permitidas as antenas parabólicas, proibidas nos demais locais.

 Observação: Religião Islâmica é levada a sério e o documento que norteia suas praticas é o Alcorão. 
Blog do Maurício
(Evelyn)
Enzo Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário