Labels

Páginas

domingo, 13 de julho de 2014

#CantinhodaCultura

Cultura da Holanda

Aniversários
Na Holanda existe um costume diferente de outros países quando alguém faz aniversário, as pessoas cumprimentam não só o aniversariante, mas as pessoas da família também, elas cumprimentam o pai pelo aniversário da filha, a avó pelo aniversário da neta e assim é com todos os convidados da festa de aniversário, um cumprimentando o outro pelo aniversário da pessoa aniversariante no dia com um aperto de mão e um sonoro "Gefeliciteerd" . É muito comum presentear o aniversariante com dinheiro em um envelope, a quantia varia muito, vai desde 10 euros até muito mais do que isso. Não há música alta e nem dança durante a festa, as pessoas em geral sentam-se em cadeiras disponibilizadas em círculo na sala e ali ficam conversando horas sobre assuntos variados principalmente sobre promoções nas lojas, enquanto rola a conversa, é servido um pedaço de torta para cada convidado acompanhado de café, chá ou outra bebida qualquer. A festa de aniversário é quase que obrigatória, deve-se fazer o possível para ir até a casa do aniversariante nesse dia. Quase todas as famílias holandesas têm um calendário permanente com as datas de aniversários de familiares e conhecidos pendurado atrás da porta do lavabo, bem de frente ao vaso sanitário para que não seja esquecida nenhuma data de aniversário.
Dia da Libertação - 5 de maio
No dia 4 de maio os holandeses prestam homenagens às vítimas da Segunda Guerra Mundial com solenidades em várias cidades. Às 20 horas a um minuto de silêncio e inatividade no país inteiro por essas pessoas que perderam suas vidas defendendo a Holanda. O Dia de Libertação é festejado no dia seguinte e uma vez em cada cinco anos o dia 5 de maio torna-se feriado nacional, mas todos os anos bandeiras são içadas nas casas e há feiras, festas e apresentações artísticas em todo o país.
Tradição de ano novo na Holanda: banho frio!
Maluquice de holandês: um mergulho em água gelada no dia 1 de janeiro para lavar as más vibrações do ano velho. E os branquelos não vão tiritando de frio não! Vão gritando e sebo nas canelas para mergulhar com muita alegria num mar a seis graus negativos. Ao meio-dia em ponto, todos pulam na água do Mar do Norte, ao mesmo tempo. A maioria das pessoas, depois de um mergulho de segundos, volta correndo para a areia. A água é demasiadamente fria para que se consiga permanecer nela por muito tempo. Logo que saem do mar, as pessoas recebem um delicioso copo de sopa quente.

E você, teria coragem de fazer uma coisa dessas? 
Eu, Evelyn, sinceramente não! Prefiro o tradicional banho quente de baixo do chuveiro!
Mas claro sem desperdício!
brasileirosnaholanda.com
Equipe Blog do Maurício
(Evelyn)
Enzo Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário