Labels

Páginas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

#PlanetaVerde


Ajude o Parque Consciência Negra



INFRAESTRUTURA 

Quiosques, ciclovia, pista para caminhada, parque infantil, mesa para jogos, sanitários, campo de futebol, trilhas e grande área para prática de capoeira, danças e apresentações culturais.

PARTICULARIDADES 

Localizado no extremo leste de São Paulo, o parque foi criado para preservar as nascentes do Córrego Itaquera e da mata em estágio de regeneração. O nome é uma homenagem à população local formada em boa parte por afrodescendentes. No parque há equipamentos que valorizam e resgatam aspectos da cultura negra de forma a aproximar o tema aos frequentadores do parque. Exemplo disso é o grande terreiro para prática de atividades ligadas à cultura negra.


No dia de sua inauguração, 20 de novembro de 2009, Dia da Consciência Negra, foi plantado um baobá, árvore de origem africana de grande longevidade.
Apresenta vegetação composta por eucaliptal, brejos com samabaiaçus (Cyathea atrovirens e C. delgadii) e samambaia-de-brejo, remanescente de Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão, gramados e arborização recente. Destacam-se cabuçu, crindiúva, cuvitinga, embaúba-prateada, embaúba-vermelha, guamirim, ingá-ferradura, jacarandá-paulista, manacá-da-serra (Tibouchina pulchra), pau-jacaré e tapiá-guaçu.
É um dos parques mais biodiversos da zona leste, ficando atrás apenas da região onde se encontram o Parque do Carmo e Parque Natural Fazenda do Carmo. Já foram assinaladas 101 espécies, sendo duas de borboletas, uma de réptil (o lagarto-teiú), duas de anfíbios anuros (sapo-cururu e sapo-martelo), duas de mamíferos (caxinguelê e gambá-de-orelha-preta) e 94 de aves. Cuiú-cuiú, rabo-branco-de-garganta-rajada, tucano-de-bico-verde, borralhara-assobiadora, barranqueiro-de-olho-branco, flautim e saíra-lagarta são algumas das aves endêmicas de Mata Atlântica que habitam o parque. Tico-tico, trinca-ferro-verdadeiro, tico-tico-do-campo, inhambu-guaçu, sabiá-coleira, sabiá-una e joão-botina-do-brejo denunciam sua presença por meio de seus notáveis cantos.

www.prefeitura.sp.gov.br

O Planeta Verde está preocupado com o cuidado com o Parque Consciência Negro, com a falta de seguranças no parque vem passando por depredações.

Pichações, falta de luz e toda destruição nos espaços públicos que foi construído para própria população.

Ajude o a conservação esse Meio Ambiente.
Afinal é todo nosso.
Equipe Blog do Maurício
(Aleksandra/Paulo)
Enzo Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário