Labels

Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

#MomentoLeitura


Professor Raphael e sua sugestão de livro


Pensar em um livro, apenas um, uma tarefa bem difícil”. Acredito que um livro pode suprir incentivar e dar respostas ao leitor de acordo com a necessidade e momento que se está Contudo, quando mais novo, precisei ler uma coleção de clássicos da literatura brasileira, para participar de um concurso na escola, e lá estava ele, de Erico Veríssimo “certo capitão Rodrigo”, por ele e com ele, descobri o romance brasileiro, bem escrito, repleto de detalhes (de texto agradável, questões humanas tratadas com integridade), e de personagens que durante a leitura se fazem reais! Entendo que grandes livros são construídos e celebrados quando podemos nos identificar com as personagens, odiá-los, sentir repulsar ou mesmo amá-las, com diferentes olhares.
Quando me perguntam sobre um autor que admiro e quais livros , agora fazem parte da minha historia , são em Erico que penso sua forma de conduzir, a narrativa o sentimento por suas raízes faz com que a busca e a “virada”, pela pagina seguinte seja quase uma obrigação inquietante e ao mesmo tempo cheia de prazer.
O livro citado, conta a história de Rodrigo (capitão Rodrigo), recém-chegado do campo de batalha acostumado às lutas e falta de paz vai habitar uma cidadezinha no interior (sul do país) e acaba se apaixonando por Bibiana, moça simples, sem grandes anseios. Porém, sentimentos e inquietações de Rodrigo abalando o jovem casal e a atual vida pacata. Livro narra momento histórico do sul do país, em uma narrativa humanizadora e emocionante.
Que a curiosidade possa tomar conta de você leitor, que esta indicação possibilite descobertas e multiplique seus olhares.
Sinopse
Quando Rodrigo Cambará surge no povoado de Santa Fé, em outubro de 1828 - a cavalo, chapéu caído na nuca, cabeleira ao vento, violão a tiracolo -, parece chamar encrenca. Com a patente de capitão, obtida no combate com os castelhanos, é apreciador da cachaça, das cartas e das mulheres. Homem de espírito livre, não combina com os habitantes pacatos do local, mantidos no cabresto pelo despótico coronel Ricardo Amaral Neto.
Mas depois de conhecer Bibiana Terra, nada convence Rodrigo a arredar o pé da aldeia. Nem a aspereza de Pedro, pai de Bibiana, nem a zanga do coronel, que não vê com bons olhos os modos do capitão. Nem mesmo o fato de a moça ser cortejada por Bento Amaral, filho de Ricardo. Voluntariosa, Bibiana desconfia das intenções do forasteiro. Rodrigo, porém, está apaixonado por ela e quer casar-se. Como ele mesmo diz, não tem medidas, "é oito ou oitenta". Para o capitão Cambará, é matar ou morrer, num descomedimento que sugere o descortinar de uma crise anunciada.
Descrente dos valores prefixados, sejam eles impostos pelo governo ou pela Igreja, Rodrigo é insubordinável: "Se Deus fez o mundo e as pessoas, Ele já nos largou, arrependido". Personagem multifacetado, ora simpático ora cruel, revela o poder de Erico Verissimo de criar figuras cativantes. Extrato da trilogia O tempo e o vento, Um certo capitão Rodrigo mescla à ficção fatos da história brasileira, como a Revolução Farroupilha. Foi lançado, ainda em vida do autor, como romance à parte, dotado que é de vigor e encantamento próprios.
Nossa essa historia mexeu com meus sentimentos e esse livro e Super legal vou ler agora
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12038
Ficha técnica
Título: Um certo capitão Rodrigo
Autor: Érico Veríssimo
Editora: Companhia das Letras
Quadrinhos
Equipe Blog do Maurício 
(Kaynã / Erick / Juancarlo / Davi / Gabriel Rodrigues)
Enzo Rodrigues
Nicollas Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário