Labels

Páginas

domingo, 7 de setembro de 2014

#CantinhoDaCultura

Cultura Do Canadá


O Blog desta semana retoma a cultura ligada a outros países e esperamos que gostem, pois são tantas diferenças culturais que valem a pena ser apresentadas.
A cultura do Canadá é baseada na diversidade dos aborígines desde línguas, arte, música, jogos indígenas também fazem parte da cultura canadense, como a canoa, tobogã e cabo de guerra.

Miscigenação
A multiplicidade de raças criou um país muito bem visto para se viver, pois não existem índices de violência racial, de classe social ou mesmo algum conflito étnico. O nível de desenvolvimento do Canadá é bastante representativo e prova disso está a enorme economia que inclui extração e exportação de matérias-primas. Outro positivo está no sistema de educação, que refleti tanto na cultura, como na história regional, e por isso consegue manter uma taxa de alfabetização de 99%. Um exemplo para os padrões de ensino em comparação aos demais países.

Alimentos
A alimentação canadense é muito diversificada, mas os habitantes possuem o hábito de realizar apenas três refeições por dia, o café da manhã onde não se falta cereal com leite, torradas com geleia, panquecas com mel ou com ovos fritos e bacon. O almoço é mais prático e rápido, portanto come-se com maior frequência uma sopa pronta ou um sanduíche natural. Já no jantar a refeição é mais completa, incluindo carne, legumes e salada, além do famoso purê de batatas, pois esse vegetal é visto como base de várias refeições canadenses.

Esportes
Os esportes com maior veemência no país são o Hóquei no gelo no inverno e Lacrosse no verão, sendo estes as atividades nacionais mais populares do Canadá. A inserção da cultura de imigrantes também formula ao longo dos tempos a cultura do Canadá, mas são adaptadas de maneira superficial, somente para acomodar a convivência de povos diferentes em um só país.


Mistérios na forma de esculturas

Assim como em boa parte do Canadá, a principal manifestação cultural em Vancouver fica exposta e espalhada por diversos pontos públicos da cidade. São os totens esculpidos em madeira na forma de animais e homem. Tirar uma foto ao lado de um desses monumentos da arte local nativa é obrigatório.
As esculturas foram desenvolvidas por artesões das antigas civilizações que habitavam a costa oeste canadense. Eles moldavam no tronco de árvore figuras em alusão a peixes, aves, sapo, baleia, lobo, serpente e, inclusive, criaturas sobrenaturais. As imagens são colocadas sobrepostas uma na outra.
No passado, os totens serviam para homenagear pessoas, relembrar eventos, comemorar datas importantes, demarcar sepulturas, registrar um encontro com um “monstro”, ou simplesmente exercer papel decorativo.

Isso porque as estruturas são cercadas de… mistério! Por trás de cada uma delas, há uma lenda ou história curiosa. Algumas fábulas dão conta até da transformação de um homem em animal, ou vice-versa.

ci.com / fcnoticias.com


Lenda do Wendigo
O Wendigo é uma criatura mitológica das tribos indígenas norte americanas e canadenses.
 Segundo os indígenas o Wendigo é um espírito canibal que toma forma de gente, sendo magro com braços lentos, com feridas abertas e putrificadas pelo seu corpo. Ele ainda possui longas garras capazes de decepar a cabeça de sua vítima com facilidade e estraçalhar seu corpo rapidamente.
Sua característica marcante: fome insaciável por carne humano e muito esperto. Ele arruma uma emboscada para suas vítimas, imitando a voz humana com perfeição, pede ajuda e pega sua vítima, pois é extremamente rápido.
Caso você encontre algum não se desespere, pois uma bala de prata ou mesmo faca de prata pode matá-lo.
Nós do Blog, ficamos com medo do Wendigo e esperamos que em nossos piores  pesadelos  não apareça.
E você gostaria de encontrá-lo?



Equipe Blog do Maurício
(Evelyn)
Enzo Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário