Labels

Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2016

#CantinhodaCultura

Sétima arte?
 Um filminho cai bem no final de semana e você já deve ter ouvido alguém se referir ao cinema como “a sétima arte”, certo?
Mas qual a origem desse termo? E quais seriam as outras seis artes?
Ao longo dos séculos, o conceito do que era considerada arte mudou bastante. Na Idade Média, por exemplo, não havia muita distinção entre arte e ciência. Entravam na lista a gramática, retórica, geometria, astronomia, entre outros.
No início do século XIX, o filósofo alemão Georg Hegel, na obra “Estética”, delimitou as artes em seis, sendo elas arquitetura, escultura, pintura, música, dança e poesia.
Já em 1912, Ricciotto Canudo, um intelectual italiano, publicou o “Manifesto das Sete Artes”, incluindo o cinema na lista e o colocando na sétima posição.
A classificação atual é um pouco diferente disso. A versão mais aceita é que as artes são mesmo sete, classificadas de acordo com o surgimento na história da humanidade.
Pinturas rupestres nas cavernas relatavam rituais de música e dança. Ou seja, a primeira arte é a música, a segunda a dança e, a terceira, a pintura, que retratou as duas anteriores.
Em quarto lugar vem à escultura, em quinto o teatro como forma de representação de histórias e mitos, a literatura em sexto e o cinema em sétimo.
Pode parecer curioso o teatro vir antes da literatura, mas nem sempre ele precisou da escrita e de textos para acontecer.
Mas não para por aí. Há versões ainda mais modernas da lista com onze artes, que incluem a fotografia, histórias em quadrinho, jogos de videogame e artes digitais.
Por Danilo Sanches
http://xd.globo.com/pra-explicar/pintando-7-nas-artes-17185424.html
Veja os melhores filmes indicados por críticos:

       
Os Melhores Filmes de Todos os Tempos | OmeleTV #191
https://www.youtube.com/watch?v=6a6Mw3PhvOM
 Evelyn
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário