Labels

Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2016

#CantinhodaCultura

Cinema: Propagação de diferentes 

culturas
coolturadventista.com
Pensando sobre a premiação do Oscar na noite de hoje e na importância da cultura transmitida pelo cinema trataremos sobre esse tema.
“...O cinema foi uma das vias privilegiadas de lazer e entretenimento em várias partes do mundo. Benjamin (1994), nas primeiras décadas do século XX, já nos falava do impacto da sétima arte nas maneiras de percepção e reação do cotidiano das massas e no lugar fundamental que a imagem teria na constituição de um novo sensorium. Essa análise nos leva a pensar que o cinema e suas dinâmicas – que vão do processo de criação de um filme e seus
engates com o mercado e deságuam nas relações com o espectador - participam da constituição de formas de ver e entender o mundo ou, dito de outra maneira, constrói sentidos.
Tal foi o impacto da sétima arte nos modos de ver e representar o mundo que
estudiosos como Duarte (2002) afirmam que o homem do século XX jamais teria sido o que foi se não tivesse entrado em contato com a imagem em movimento. Assim, o cinema tem feito parte das vivências de muitas pessoas, inscrevendo-se, de forma importante, na memória social de vários grupos e sociedades e comparecendo como um importante lugar de reflexão sobre a produção de sentido e de significação social. O cinema também participa da difusão de conhecimentos, da formação de hábitos e comportamentos e, ainda, contribui para o aparecimento, manutenção ou a transformação de discursos, gostos, condutas e afetos. Tanto é assim que muitas pessoas - algumas delas ligadas diretamente ao exercício da sétima arte, no que diz respeito às atividades profissionais que envolvem a realização e a exibição de filmes; outras tendo nessa prática o lugar de suas preferências estéticas e artísticas - passam a ter na sétima arte parte relevante de suas existências individuais e grupais...”
Cada filme na construção de seus sentidos consegue inserir em sua história, estética e tudo mais relacionado ao seu processo a cultura que está por detrás de sua narrativa.
Não é incrível isso?
Conhecer a cultura do outro pela sua narrativa?
http://www.uesb.br/recom/anais/artigos/01/Cinema,%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20Cultural%20e%20Express%C3%A3o%20Simb%C3%B3lica%20-%20Veruska%20Anacirema%20Santos%20da%20Silva.pdf
Veja algumas de nossas sugestões:
A cor do paraíso (filme iraquiano)
         
O Sétimo Selo (filme alemão)
                             
Era uma vez em Tóquio (filme japonês)
                            
Três filmes com olhares diferentes frente às culturas envolvidas, mas tão iguais nas problemáticas humanas.
Sinceramente não sei dizer qual seja o melhor.
Faça sua escolha.
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário