Labels

Páginas

domingo, 14 de junho de 2015

#CantinhodaCultura



Dia Internacional da Criança Africana 
Você sabia que dia 16 de junho é comemorado o dia da criança africana? Não?
Sim é verdade, essa data existe!
Quer conhecer o surgimento dela?
Então confira!
O Dia da Criança Africana é celebrado como homenagem às vítimas do massacre do Soweto, a 16 de junho de 1976, durante uma manifestação contra a falta de qualidade no ensino.
Os privilegiados com melhor educação, emprego e consequentemente melhor qualidade de vida era a etnia branca. Enquanto a etnia negra (maioria da população) vivia em condições precárias e sofriam todo o tipo de discriminação e injustiças sociais.
Em consequência disso, no dia 16 de Junho de 1976 em Johannesburg, no Soweto, milhares de crianças negras ergueram as suas vozes e deram início a uma das maiores manifestações contra o governo, propriamente a má qualidade de ensino que lhes era proporcionada e ao ensino do Afrikaans como segunda língua ao invés da sua língua materna.
A manifestação durou duas semanas resultando em centenas de mortos e milhares de feridos e é considerado um dos maiores massacres de sempre, visto que são as crianças que estão na base do desenvolvimento de uma sociedade.
Várias palestras e atividades recreativas, culturais, desportivas aconteceram no dia 16 em quase todo o país, para saudar 16 de Junho, Dia da Criança Africana.
Para que as crianças tenham uma vida digna e feliz, foi aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a "Declaração dos Direitos da Criança” e que, em 1990, se tornou lei internacional.
Apesar de todos os apelos, certo é que continuam a morrer de fome milhares de crianças, vítimas de pobreza extrema, em virtude de doenças provocadas pela subnutrição.

Mais uma vez avistamos a desigualdade pela etnia.
O preconceito ainda existe.
Por quê?
Também não entendemos crianças que foram mortas pela luta do direito ao estudo.
Muito menos compreendemos o preconceito racial.
Trecho de música:
Gabriel Pensador-Racismo é burrice
"O Atlântico é pequeno pra nos separar, porque o sangue é mais forte que a água do mar"
Racismo, preconceito e discriminação em geral;
É uma burrice coletiva sem explicação
Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união
Mas demonstra claramente
Infelizmente
Preconceitos mil
De naturezas diferentes…”
Equipe Blog do Maurício
Evelyn

0 comentários:

Postar um comentário