Labels

Páginas

domingo, 21 de junho de 2015

#CantinhodaCultura




Dia de São João
Com a fogueira queimando, o chapéu de palha e o forró ganham destaque.
As festividades juninas acontecem em todo o país e colorem diversas regiões com as bandeiras, balões e vestimentas típicas. Entretanto, é no Nordeste que o São João ganha destaque por sua extensão, pelo envolvimento popular e pela realização dos maiores festivais do Brasil. O ciclo junino é “de natureza agrária e pagã, incorporado à tradição religiosa”, segundo define o Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira
Durante esse período, santos católicos são homenageados e também é comemorado o tempo de colheita do milho.
Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.
No nordeste brasileiro, o forró assim como ritmos aparentados tais que o baião, o reisado samba-de-coco e as cantigas são danças e canções típicas das festas juninas. 
E algumas vezes músicas antigas de autores famosos.

Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas – dura um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.
Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.
As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.
culturapopular2.blogspot.com/blogacesso.com/brasilescola.com
Vivemos em um país de cultura muito rica, então deixe o preconceito de lado e Viva a Cultura Popular!
Viva a Festa Julinha da EMEF Maurício Goulart que vai acontecer em 04/07.
Não deixe de participar!!!
Equipe Blog do Maurício
Evelyn
                

0 comentários:

Postar um comentário