Labels

Páginas

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

#Cantinho da Cultura Oriental



Hiroshima: cidade que mostra a força da cultura japonesa
Pensando em escrever esse caderno, como pensar em cultura oriental, sem falar no lançamento da  bomba atômica no Japão na Segunda Guerra Mundial.
Quando ouvimos falar de Hiroshima, a primeira coisa que vem à mente é a “explosão atômica“, causada pela bomba nuclear “Little Boy”, que ocorreu há quase cem anos, em seis de agosto de 1945. Além de destruir a cidade de Hiroshima, o “Little Boy”, exterminou mais de 140 mil pessoas, alguns instantaneamente, outros mais tarde, a partir dos efeitos da radiação.
Na verdade, se formos colocar em números a quantidade real de vítimas dessa tragédia, estima-se que pode chegar a 270 mil (sem contar as 100 mil de Nagasaki). Ou seja, uma explosão de menos de 1 minuto, matou 270 mil pessoas. Isso é para termos ideia da proporção do estrago que as bombas atômicas podem acarretar.
Hiroshima tinha na época cerca de 330 mil habitantes e era uma das maiores cidades do Japão. A explosão, que chegou a uma temperatura de 5 mil ºC fez com que milhares de pessoas fossem desintegradas vivas e a cidade inteiramente destruída em um raio de 3 km. A cidade se transformou em um deserto.
Em meio a destruição, via-se os destroços de um prédio, o Hiroshima Dome, uma das poucas construções que sobreviveu à explosão, se tornando Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996. Esse prédio passou a ser conhecido como Genbaku Dōmu (Prédio da Bomba Atômica).
Neste local, cercado por um parque lindo, foi construído Parque da Paz de Hiroshima, que está localizado bem no local onde ocorreu a explosão.
   
Mas, desafiando todas as expectativas humanas, flores desabrocharam e a cidade se reergueu com a ajuda dos hibakushas (sobreviventes da bomba atômica).
Os hibakushas, os sobreviventes que conseguiram continuar, se uniram para criar uma cidade melhor com luta, paciência e claro mantendo viva a memória dos antepassados através de sua cultura.
Cultura que chegou ao Brasil através dos japoneses que resolveram tentar um país com novas possibilidades e trazer na bagagem sua cultura para a nossa.
E claro que também passou ser a nossa.
Adaptação: http://www.japaoemfoco.com/hiroshima-antes-e-depois-da-bomba-atomica/

Yui
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário