Labels

Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2018

#Planeta Verde

Devemos mudar em relação a comida
Na cozinha, cascas de frutas e talos de hortaliças são jogadas fora. No refeitório, as crianças enchem demais o prato, se distraem na conversa com os colegas e acabam não comendo tudo. O cardápio não agrada, mas nada é feito para mudar. Em sala de aula, o papo sobre a comida aparece eventualmente. Resultado: as refeições são pouco planejadas e geram muito desperdício. 
Os desafios para mudar esse cenário são muitos, mas as soluções também. "Diminuir a perda de alimentos e aproveitá-los melhor muitas vezes não exige gastos extras, apenas uma reorganização e o envolvimento de vários públicos", diz Mara Paris de Moura, formadora da Comunidade Educativa Ceda e autora do projeto institucional que acompanha esta reportagem.
O primeiro passa para a mudança diz respeito à atitude da equipe gestora em relação a esse tema. É essencial que o diretor dê suporte e mantenha um diálogo constante com a equipe da cozinha e preste atenção nas necessidades e nos comportamentos dos alunos e dos demais grupos que consomem a merenda. Ele deve saber orientar, por exemplo, a elaboração do cardápio (precisa ser diversificado, balanceado e prever diferentes preparos para um mesmo ingrediente), o armazenamento dos alimentos, a manipulação e a utilização racional dos produtos e o descarte das sobras e das embalagens. Como apoio a essas tarefas, o gestor pode buscar programas de formação e parcerias com especialistas, manter contato com os nutricionistas da Secretaria de Educação e com os membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), órgão municipal que fiscaliza a aplicação dos recursos, as práticas sanitárias e a higiene.

No Brasil, anualmente, são desperdiçados 41 mil toneladas de alimentos, segundo Viviane Romeiro, coordenadora de Mudanças Climáticas do World Rasoures Instituto (WRI) Brasil, uma instituição de pesquisa internacional. Isso coloca o Brasil, segundo ela, entre os dez países que mais perdem e desperdiçam alimentos no mundo. Viviane participou do Sustainable Ford Sumir da América Latina, evento promovido pela Rede Seve Ford Brasil, na tarde de hoje (30), em São Paulo, e que discutiu a perda e o desperdício com alimentos em todo o mundo.

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/102/sem-desperdicio-de-alimentos

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-06/brasil-desperdica-40-mil-toneladas-de-alimento-por-dia-diz-entidade
http://uenfciencia.blogspot.com/2013/01/desperdicio-de-alimentos.html
Infelizmente aqui no Maurício Goulart sofremos, pois ocorre o desperdiço de alimentos, por parte dos alunos, além dos problemas guerras de comidas e frutas.

Além do desperdício, ainda temos a sujeira provocada por essa brincadeira irresponsável e sem nenhum respeito com os colegas.
Vamos colocar a mão na consciência e colocar em pratica aquilo que aprendemos ser o certo e não o errado.
Pense nisto!
Faça sua parte.
Geovana / Rapfaela
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário