Labels

Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2018

#Planeta verde

Diga não ao canudinho
Todos os dias, os americanos jogam fora 500 milhões de canudos de plástico – o suficiente para dar duas voltas na Terra ou encher 125 ônibus.
Isso significa que um americano médio vai usar mais de 35 mil canudos durante a vida.
No mundo todo, os canudos de plástico são o sexto tipo mais comum de lixo, de acordo com o Litteratim, aplicativo que identifica e mapeia o lixo, e estão entre os 10 principais itens de lixo marinho, de acordo com o grupo de defesa ambiental Oceano Conservacy.
Feitos a partir de combustíveis fósseis, quase nunca são reciclados por serem muito pequenos e compostos de vários tipos de plástico. Resultado: ao serem descartados, simplesmente contribuem para o enorme problema da poluição causada por todo tipo de plástico; estima-se que oito milhões de toneladas de plástico sejam lançadas nos oceanos por ano.
O sentimento anticanudinho chegou também ao Reino Unido, onde os canudos foram incluídos em um plano do governo para acabar com os resíduos plásticos até 2042. No ano passado, a cadeia de pubs Wetherspoons anunciou que substituiria os canudos de plástico pela alternativa em papel em seus mais de 900 pontos de venda. Após o anúncio, muitas cadeias e pubs menores do país seguiram o exemplo. De acordo com o diretor do Wetherspoons, John Huston, a mudança vai evitar o uso de 70 milhões de canudos de plástico por ano, e a reação dos clientes tem sido "muito positiva".
Oferecer alternativas ou tornar os canudos plásticos opcionais, em vez de proibi-los, é uma característica comum das campanhas. "Não queremos que as pessoas se sintam mal porque precisam ou mesmo querem usar um canudo", explica Jackie Nunes, fundadora da The Lat. Plástico Straw.
"Há muitas alternativas viáveis aos canudos de plástico descartáveis que são menos nocivas ao meio ambiente, à vida selvagem e aos seres humanos", lembra.
Algumas pessoas usam canudos para reduzir os danos aos dentes de bebidas açucaradas ou ácidas, ou por necessidades especiais. "Há pessoas com deficiência que me escrevem para contar que usam canudos reutilizáveis – muitos canudos reutilizáveis vêm com um recipiente para proteção", diz Milo Crês. “Há canudos reutilizáveis de vidro, aço inoxidável, cobre, bambu e vários outros materiais”.
Tradução de Clarisse Meireleshttps://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Mae-Terra/O-ultimo-canudo-chegou-a-hora-de-aposentar-os-tubinhos-de-plastico-/3/39290
Geovana
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário