Labels

Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

#PlanetaVerde



Canários-da-terra em cativeiro?

Homem é autuado por manter canários-da-terra em cativeiro
Polícia encontrou dez pássaros silvestres em gaiolas, em Ilha Solteira.
Ele terá de pagar multa de R$ 5 mil e responderá ao crime em liberdade.
De acordo com a Policia Ambiental de Castilho (SP), após receber denúncias anônimas, os policiais foram até a casa do morador e encontraram dez pássaros silvestres em gaiolas. O homem disse à polícia que capturou as aves na natureza.
Ele terá de pagar multa de R$ 5 mil e responderá ao crime em liberdade. As aves passaram por avaliação veterinária e foram soltas na natureza. As gaiolas e um alçapão apreendidos foram destruídos.

Canário-da-terra

A ave cabe na palma da mão, mas tem um canto potente que pode soar longe e é muito valorizado. Entre os filhotes machos, as primeiras notas já podem ser ouvidas aos quatro meses de idade. Forte e melódico, o pio do canário-da-terra (Sicalis flaveola) sempre encantou os brasileiros, que viram uma maneira de homenagear o pássaro chamando de canarinho a Seleção de futebol nacional, cuja principal camiseta oficial dos jogadores tem a mesma cor amarela das penas da ave.
De fácil adaptação para viver confinado e sem exigir muitos custos com saúde e alimentação, o canário-da-terra é uma ótima opção para a atividade de criação, mesmo em locais onde há pouco espaço. Gaiolas com bebedouro e comedouro podem ser instaladas em galpões, varandas e até em apartamentos. É indicado ainda ter uma criadeira, para garantir o aquecimento das aves recém-nascidas.
Antes de tudo, no entanto, é bom saber que o manejo em cativeiro do pequeno pássaro cantor, de 13,5 centímetros de altura e peso de 20 gramas, necessita de licença estadual, por meio da qual são emitidas as autorizações para criadouros comerciais.
O canário-da-terra é uma ave silvestre originária da América do Sul. Na natureza, vivem em bordas de matas, campos secos, áreas de cerrado e arredores de propriedades. Por aqui, está presente na maior parte dos Estados, sendo identificado em alguns deles com nomes regionais. Além de ser conhecido como canário-da-horta, canário-do-campo, coroinha e cabeça-de-fogo, também são chamados de canário-da-telha, em Santa Catarina, chapinha, em Minas Gerais, e canário-do-chão, na Bahia. Gracioso, o exemplar adulto conta com uma plumagem de cor vibrante, com tons avermelhados na cabeça.
Para uma nutrição correta, deve-se oferecer à vontade ração balanceada própria para pássaros de pequeno porte. Alpiste e painço são a base da alimentação do canário-da-terra, que se torna agressivo na hora de defender o ninho ou de disputar uma fêmea com outro macho. Na reprodução, a partir dos oito meses de vida, a fêmea põe cerca de três a quatro ovos, que passam por um período de 15 dias no choco.
O local de criação do canário-da-terra precisa ser claro, arejado, mas sem corrente de ar, e com parte do dia, preferencialmente pela manhã, banhado pelo sol. Em boas condições de higiene e com alimentação de qualidade e água limpa, o canário-da-terra tem capacidade para viver por cerca de 10 anos. Além de seu dom musical, a ave pode ser criada para cruzamentos, com o objetivo de realizar novas mutações de penas e para participação em exposições e concursos.
avesdobrasil.openbrasil.org 

0 comentários:

Postar um comentário