Labels

Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2018

#Cantinho da Cultura


Tradição Natalina na Sérvia – País que também estará na Copa
O Natal para os Sérvios que são cristãos ortodoxos é comemorado duas semanas mais tarde do que para os cristãos romanos. Os Sérvios não celebram o Natal no dia 25 de dezembro, mas sim, no dia 7 de janeiro, logo a celebração do Ano Novo é dia 13 de janeiro e não dia 31 de dezembro. Isto ocorre devido ao fato de os  Sérvios seguirem o Calendário Juliano, enquanto os Católicos Apostólicos Romanos seguem o Calendário Gregoriano.
A reforma Gregoriana do calendário ocorreu no ano de 1582. Esta reforma fez algumas alterações no Calendário Juliano, como: os dez dias compreendidos entre 5 e 14 de outubro foram excluídos. Claro, que nem todos os países mudaram seu calendário para a forma Gregoriana neste momento. A Alemanha, por exemplo, não aceitou o calendário gregoriano até 1775 e a Bulgária aceitou somente em 1917.
A Sérvia, como outros países, aceitaram oficialmente o Calendário Gregoriano, contudo os feriados, especialmente os culturais e religiosos, são celebrados de acordo com o Calendário Juliano.
BADNJE VECE – NOITE DE NATAL - 6 DE JANEIRO  
No dia antes do Natal, dia 6 de janeiro, os Sérvios celebram o Badnje Vece. É necessário preparar o Badnjak  antes. A Noite de Natal tem esse nome devido a árvore Badnjak. Badnjak é a mais bonita e nova árvore de carvalho que se pode achar na floresta.
Na manhã do dia 6 de janeiro é costume sair e procurar o badnjak (galhos de carvalho com folhas).
Quando encontrado é necessário cortá-lo e levar até a porta de sua casa e deixar lá.
KISSING THE BADNJAK (Beijando O Badnjak)
No vilarejo pode-se encontrar casas que cultivam a tradição antiga onde o pai e o filho mais velho saem para pegar o badnjak e bater na porta de sua casa. A mãe abre a porta. Ao entrar, eles devem dizer a mãe: “Bem Vindo Badnje Vece (“Noite de Natal”)”!, então pegam o badnjak e jogam no fogo da lareira para trazer boa sorte.
O costume também é de colocar palha em volta da lareira simulando uma conexão com a terra. Geralmente, os Sérvios colocam moedas, nozes, amêndoas, figos secos na palha e todos os presentes para as crianças.
A ceia tradicional do dia 6 de janeiro é considerada uma refeição religiosa, onde come-se, geralmente, peixes.
A Ceia da Noite de Natal é bem interessante. É bem rica mesmo quando as refeições são sem carne. Simbolicamente a comida é sempre relacionada com o mundo dos mortos – feijão cozido, peixe, figo seco, ameixa seca e maçãs.
No final da ceia, os restos de comida devem ser deixados na mesa e cobertos com uma toalha de mesa até a manhã de Natal. A crença é que durante a noite os espíritos dos mortos vêm e comem a comida deixada para eles. Deste modo, a Noite de Natal é caracterizada por ser “O Dia de todos as Almas”.
Antes de irem dormir é muito importante cobrir o Badnjak com cinzas quentes para que queime vagarosamente até a manhã seguinte.
Cada cultura diferente que só nos faz querer cada vez conhecer mais, não é?
Imagine deixar restos de comida para os mortos?
O interesse é a ligação com antepassado.
Hino da Sérvia (Preparando para a Copa)

 
Monique
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário